São Paulo tem tempo mais seco desde 2000. Veja como isso afeta a saúde do seu filho

Faz 43 dias que não chove na cidade de São Paulo, a quarta maior marca já registrada pelo  Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. No entanto, desde 2000 o tempo não ficava tão seco. Naquele ano, choveu 9,3 mm em maio e 12,2 mm em junho. Em 2018, maio acumulou 10,3 mm e junho, 12,7 mm, segundo a Climatempo.

Não é apenas São Paulo que registra tempo seco. No Norte e no Nordeste do Brasil, já não chove faz tempo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade deve ser acima de 60%. Abaixo de 30%, considera-se estado de atenção e, entre 19% e 12%, alerta. A umidade na capital paulista, nesta quinta-feira (26) está em 40%.

O desconforto na saúde resulta em ardência e ressecamento dos olhos, da boca e do nariz, além de doenças respiratórias. Por isso, alguns cuidados são necessários para melhorar o bem-estar seu e do seu filho.

Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns. A mucosa ocular também sofre com essa época de pouca chuva. Os olhos podem coçar e ficar vermelhos.

A hidratação é essencial, por isso, ofereça bastante água, sucos e chás para o seu filho. Colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro ajudam a aliviar o desconforto respiratório.

Quanta água seu filho deve tomar por dia?

No caso de irritação nos olhos, pingue algumas gotas de soro e faça uma limpeza para umidificar o local. Para pele ressecada, porém, peça indicação de loção ao pediatra.

Evite atividades ao ar livre em 10h e 16h, quando o tempo está mais quente e o ar, mair seco.

Casa limpa

É importante que a casa esteja limpa. Para isso, prefira passar um pano úmido no chão e nos móveis para não levantar a poeira, uma das principais causas de alergia. Vale, ainda, colocar um balde ou bacia (longe do alcance da criança) ou até mesmo uma toalha úmida para melhorar a umidade do ar.

Quando procurar um médico

Só uma tosse ou espirro não é motivo para levar a criança ao pronto-socorro, porém, se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma.

Outro sintoma que vale a busca do médico é no caso dos olhos da criança permanecerem irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.

Fonte: revistacrescer.globo.com 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.