O que fazer quando a criança tem medo de Papai Noel?

Perto daquele homem fantasiado de vermelho, com barba e cabelos brancos, gorro e óculos, algumas crianças sentem um medo profundo – e de dar dó: arregalam os olhos, choram, gritam, esperneiam, pedem para ir embora. Saiba como lidar

Um clássico do Natal: tirar foto com Papai Noel no trono montado em meio à decoração especial de um shopping center. Outro clássico: uma porção de crianças chorando em volta. Pois é, o bom velhinho não parece tão bom assim para uma parcela considerável de crianças. Uma enquete realizada no Instagram da CRESCER revelou que o medo de Papai Noel é bem comum: 69% de um total de 2.797 pessoas responderam que sim, o filho sofre, ou já sofreu, na presença deste personagem, que é um dos símbolos mais significativos do Natal.

Pode ser com meses de vida, 2 anos, 6 anos. Não importa a idade da criança, o medo do Papai Noel “real” se manifesta de muitas maneiras, a criança que nunca teve medo e, de repente, desenvolveu; aquela que se apavora com o Noel desde que era bebê; outra cujo medo se transformou em frieza e desprezo.

QUE MEDO É ESSE?
O medo pode ter diversas causas e não tem apenas o Papai Noel como alvo. Homens e mulheres fantasiados em geral, como palhaços e super-heróis, podem despertar a paúra. A forma como a gente percebe o mundo pode não ser a mesma para a criança. A visita ao Papai Noel é uma boa situação para ilustrar essa questão, pois mostra que o medo está presente dentro de nós das mais variadas formas e que cada um tem suas questões internas para lidar.

COMO PREVENIR E REMEDIAR
Não forçar é a atitude correta. E mais: o ideal seria, antes de qualquer coisa, saber se a criança quer se aproximar do Papai Noel, mesmo que ela já tenha ficado na fila por longos minutos. Como você está se sentindo? Você quer chegar perto? Essas perguntas denotam uma relação respeitosa e comunicam à criança que há acolhimento por parte dos pais. A tendência é que ela se aproxime, pois sabe que pode se afastar novamente.

Fonte: Revista Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.