Com a chegada das festas e férias de fim de ano, a rotina da família muda. Compras, viagens, festas e excessos alimentares são comuns. Se você estiver grávida nessa época, fique atenta a alguns detalhes.
- Viagens
Se o seu obstetra vai viajar, agende uma consulta alguns dias antes para checar se está tudo bem. O ideal é que ele indique algum médico substituto, de preferência que esteja a par do seu histórico médico. Quem vai viajar é você? Em primeiro lugar, é preciso o aval do obstetra. Além disso, os cuidados variam de acordo com a saúde da mãe e do bebê e da idade gestacional.
- Compras
Prefira ir de manhã, quando o sol é mais fraco e as lojas estão mais vazias. Se puder, compre presentes e até mesmo seus vestidos de festas pela internet.
Durante as compras, não descuide da hidratação e alimentação. O ideal é você ir acompanhada. Quando chegar em casa, coloque as penas para cima para reduzir o inchaço.
- Ceia e afins
Na maioria dos casos, não há restrição alimentar para as grávidas nesse período. Mas isso não significa que você pode se entupir de panetone, rabanada, peru, frutos secos e assim por diante. A dica é a mesma durante toda a gestação: coma de tudo, mas sem exageros.
Na hora de brindar, opte por sucos naturais, água de coco ou um coquetel de frutas.
- Temperatura máxima
Alguns desconfortos comuns na gestação, como inchaços, tontura e pressão baixa, podem piorar no verão. De férias ou trabalhando, as grávidas devem usar roupas leves e beber muito líquido.
- Na praia, na piscina…
Em primeiro lugar, não se esqueça do protetor solar e evite ficar no sol entre 10 e 16h. Tome bastante água e tenha cuidado com o que come. Outra dica é não ficar com o biquíni molhado após o banho de mar ou piscina, que pode causar infecção que provoca irritação, coceira e incômodos na região genital.
- Quase na hora do parto
Se o nascimento estiver previsto para esse período, melhor não viajar a lugares distantes ou de difícil acesso. Também evite aglomerações.