Crianças que almoçam têm melhor desempenho na aprendizagem

Que a alimentação é a base para um desenvolvimento saudável, a gente já sabia, mas pesquisadores conseguiram quantificar os benefícios de uma boa refeição! Segundo eles, almoçar todos os dias pode fazer com que crianças de até 5 anos tenham, por exemplo, uma pontuação 18% maior em testes de leitura

A poderosa conexão entre nutrição e educação foi revelada por uma nova pesquisa. Este é o maior e mais longo estudo sobre o efeito das refeições do meio-dia na aprendizagem das crianças em idade escolar primária.

Os professores do Instituto Indiano de Tecnologia, analisaram o programa de refeições do meio-dia da Índia, o maior programa de merenda escolar do mundo, alimentando mais de 120 milhões de crianças todos os dias. Os pesquisadores exploraram dados de quase 600 distritos rurais na Índia, cobrindo mais de 200 mil residências.

De acordo com eles, os almoços proporcionaram pontuações 18% superiores nos testes de leitura. Além disso, as crianças que receberam a merenda também mostraram uma melhoria de 9% para os resultados dos testes de matemática. Devido à implementação escalonada do programa nos distritos, eles conseguiram identificar, também, o efeito causal das refeições regulares na aprendizagem.

O efeito da nutrição parece ser cumulativo, visto ao longo do tempo. Estudos anteriores variaram entre duas semanas e dois anos e não conseguiram captar o impacto importante – a pesquisa mostra que o benefício real da merenda escolar foi visto em crianças por dois a cinco anos.

Os resultados, portanto, confirmam o valor substancial de programas de refeições escolares gratuitas para as crianças. Ou seja, aluno bem alimentado consegue estudar melhor!

Fonte: Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.