O sono do filho mais velho com a chegada do irmão

Existem algumas coisas que podem atrapalhar o sono da criança e uma delas é a chegada de um irmão. Mesmo para as crianças que dormem muito bem, a atenção dos pais e dos familiares para o novo membro da família e principalmente a mudança da rotina pode ser motivo do seu filho começar a despertar de madrugada e o principal motivo da mudança no sono, certamente é chamar atenção dos pais.

Faça uma festa do irmão mais velho!

Convite algumas (poucas) pessoas para celebrar o fato do seu filho ter virado o irmão mais velho. Um pequeno bolo e algo que seu filho goste de comer, além de uma lembrança, podem ajudar muito, já que seu filho certamente se sentirá importante e valorizado. Sua casa receberá visitas onde o centro das atenções será o bebê, então esta primeira comemoração pode fazer seu mais velho passar por este momento com muito mais tranquilidade.

Mantenha a rotina do sono com o mais velho

Muitas vezes é necessário fazer ajustes nos horários para encaixar mamadas e dividir a atenção com o pequeno, mas especialmente se você tiver ajuda, tente fazer o ritual de sono com seu filho mais velho. A chegada no novo irmão significa perder um pouco a atenção dos pais, então ter um tempo antes do sono com seu filho pode ser de grande ajuda para que ele não precise de você de madrugada.

Deixe seu filho mais velho “participar” dos cuidados do pequeno

Peça ajuda em uma troca, deixe que seu filho escolha o pijama e a roupa do irmão, ajude (o quanto possível) no banho. Deixar seu filho fazer algumas escolhas quanto ao novo irmão também pode fazer com que ele se sinta importante, participativo e isso pode evitar alterações grandes no comportamento.

Aumente os elogios para seu filho

Muitas vezes ele irá fazer coisas para chamar a sua atenção, então quando algo de bom acontecer, incentive e diga o quanto ele é importante.

Se ele começar a ir para o seu quarto…

Chamar ou chorar de madrugada, atenda rapidamente, mas o leve de volta para o quarto. Abrir exceções esta hora pode criar um padrão de sono que depois será difícil de tirar, já que a mãe estará certamente cheia de tarefas, muitas vezes cansada, então vale muito a pena um esforço de noite para manter os hábitos do seu filho mais velho.

Por último, converse sempre com seu filho e explique a situação. Muitas vezes achamos que as crianças não vão entender, mas uma boa conversa pode fazer uma diferença enorme. As crianças são incríveis, surpreendentes e muito adaptáveis na maioria das vezes, então uma boa conversa e um pouco de atenção no fim do dia já são atitudes que irão ajudar seu filho a manter um bom comportamento de sono.

Fonte: http://www.maternitycoach.com.br

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.