Dormindo com os anjos

Quando o bebê finalmente chega em casa é uma delícia e os pais ficam encantados com aquele docinho que dorme por quase 16 horas. Mas o sonho dura pouco e logo chegam as infinitas noites de insones, atendendo aos choros, sem resposta ou motivo aparente. E a pergunta que tira o sono dos pais é “como fazer o bebê dormir e tirar sonecas prolongadas?”

Para um recém-nascido, a qualidade do sono é uma primordial, que influencia seu desenvolvimento e saúde. O hormônio do crescimento é secretado nas fases de sono lento. Portanto, os pais devem saber como relaxar o bebê para dormir e contribuir para o equilíbrio da família.

Em geral o recém nascidos precisam comer a casa duas horas, por isso dormir a noite toda, nos primeiros meses, está fora de cogitação. Durante os primeiros 4 meses, o bebê estará em um período de adaptação. No entanto, o que está ao alcance dos pais nessa fase é ajudá-los a adquirir hábitos de sono.

Aprender a dormir é algo que deve ser ensinado ao bebê, da mesma forma como mamar, comer sólidos, andar ou falar. O ciclo médio de sono do bebê dura 45 minutos e, quando acorda, ao contrário de um adulto, que consegue voltar a dormir, o bebê precisa de uma ajudinha para pegar no sono.

A dica principal é ensinar ao bebê a diferenciar o dia da noite. Após nove meses no útero, ele não reconhece um ciclo de 24 horas, o que torna seu padrão de sono bem irregular nas primeiras semanas. Durante o dia, é importante brincar, conversar e cantar para ele, assim como manter a casa bem iluminada, com luz ambiente e não eliminar ruídos (deixar rádio, televisão, ou máquina de lavar ligados, por exemplo) Já a noite, o ambiente deve ser mais tranquilo, com luzes e ruído mais baixos. Os pais devem procurar não falar muito ou interagir com o bebê e criar uma rotina para a hora de dormir.

Dicas para um sono saudável:

  • Aprender a identificar os sinais de sono do seu bebê
  • Ensina-lo a diferença entre dia e noite
  • Colocá-lo no berço quando ele estiver sonolento, não dormindo
  • Envolvê-lo em um cueiro ou manta de algodão, imitando o útero , para que ele se sinta confortável, seguro e protegido
  • Estabelecer uma rotina diária
  • Criar um Ritual do Sono

Fonte: Manual da Mamãe

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.