FÉRIAS E O SONO DO BEBÊ! É POSSÍVEL CONCILIAR?

Consultora do sono materno-infantil esclarece dúvidas e dá dicas pra manter a rotina

Crédito/Imagem

As férias estão chegando e as mães que conseguiram colocar os filhos nos eixos para dormir durante o ano, acabam se preocupando nesse período. Mas com alguns cuidados é possível garantir que os pequenos continuem com o sono em dia, diz a consultora do sono Ana Paula Franz. “Não será uma noite saindo da rotina que irá estragar tudo, mas claro que temos que ter bom senso e não precisamos segurar o bebê acordado até a meia noite”.

Se você estiver em casa fica mais fácil fazer o ritual noturno e colocar o bebê pra dormir. Mas se não for este o caso, veja algumas dicas que podem garantir bons momentos durante as férias:

·         Se a festa for na casa de um amigo, peça um quarto emprestado para acomodar o bebê. Mas é importante levá-lo até o ambiente antes para ele se familiarizar.

·         O uso do ruído branco em casas com mais pessoas pode ser um ótimo aliado para disfarçar o barulho e evitar que o bebê acorde facilmente.

·         Se o bebê for mais sensível a mudanças de rotina, o ideal seria não prolongar as comemorações, até porque a companhia de um bebê cansado e chorando não vai ser legal.

·         Cuide com o excesso de estimulação. Durante as férias, é comum acharmos que o bebê precisa estar sempre entretido. Isso poderá deixá-lo cansado e irritado. Assim como os pais, eles também gostam de paz e de não fazer nada em alguns momentos.

·         Uma dica bacana pra quem for pegar estrada é sair na hora da soneca do bebê, assim ele aproveita pra dormir, descansa e a viagem fica mais tranqüila. É interessante a cada duas horas dar uma parada pra distraí-lo, tirando-o do carro.

·         Lembre-se que no calor é preciso hidratar mais o seu bebê, então as mamadas podem aumentar. Se ele for maiorzinho, dê bastante água.

Consultoria do Sono

O serviço de consultoria do sono consiste em auxiliar gestantes e famílias com bebês e crianças de até cinco anos de idade que estão enfrentando dificuldades para dormir.

Durante o processo, Ana Paula, junto à família, busca entender o que está acontecendo com a criança, assim é possível compreender a rotina, adequar o ambiente e estabelecer hábitos saudáveis para promover o melhor sono possível para todos, sempre levando em consideração a saúde emocional da criança.

Fonte:  Ana Paula Franz é fisioterapeuta e empresária, com duas certificações em Consultoria do Sono Infantil (IMPI e FWII – EUA) e também educadora infantil em Disciplina Positiva.

Consulte sempre seu médico de confiança.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.