Cuidados com os dentes do bebê

4 dicas para que os pais fiquem atentos e garantam uma boa formação dos dentinhos do bebê.

Amamentação materna

O leite materno é o alimento ideal para o bebê com relação aos aspectos nutricionais e emocionais. Além disso, durante a amamentação no peito materno o bebê realiza um exercício físico oral que estimula toda a musculatura oral e respiração nasal, favorecendo assim a respiração pelo nariz, fala e posicionamento da língua e das arcadas. Este momento deve ser tranquilo e aconchegante para mãe e bebê.

Mamadeira

Quando por questões de saúde ou emocionais não é possível o aleitamento materno deve-se utilizar a mamadeira com os bicos anatômicos e sem aumentar os furos originais da mamadeira. O importante é que ao oferecer a mamadeira não se altere o carinho e tranquilidade deste momento.

Chupeta e chupar o dedo

Hábitos de sucção de chupeta e dedo devem ser considerados normais nesta fase oral. Apenas não se deve estimular a sucção da chupeta em exagero, não oferecer a chupeta em todos os choros do bebê, pois poderá ser outro motivo que não a sucção, como fralda molhada, desconforto de posição e necessidade de aconchego.

Boca aberta

O hábito de manter a boca aberta também deve ser monitorado. Se a criança respira pela boca deve passar por uma avaliação do Otorrinolaringologista para verificar se há obstrução das vias aéreas. Muitas vezes, mesmo depois de desobstruídas as narinas a criança mantém a boca aberta por hábito e isto também deve ser corrigido ou evitado.

cuidado dentinhos

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.