3 mitos sobre alimentação na gestação

Quando você dá a notícia aos amigos e à família de que está esperando um bebê, sempre escuta um conselho, certo? Mas há mitos sobre alimentação na gravidez que não devem ser levados em consideração.

A gestante deve comer por dois.

O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso não é necessário dobrar a quantidade de alimentos. Cerca de 300 calorias a mais em sua rotina alimentar (o que equivale a um copo de iogurte por dia, duas colheres de granola e uma maçã) já são suficientes. Essas calorias extras serão transmitidas para a criança, já que ela exige energia para se desenvolver. O ganho de peso exagerado e em pouco tempo pode ocasionar diabetes gestacional, hipertensão e até mesmo o parto prematuro, devido ao aumento abrupto das taxas de açúcar no sangue.

Comer chocolate e feijão durante a gravidez provoca cólicas no bebê

O chocolate e o feijão podem provocar gases e cólica nas mulheres, porque possuem açúcares que o organismo tem dificuldade de digerir. Por isso, há quem acredite que, se a mãe comer esses alimentos, o bebê também terá dores abdominais. Na verdade, a cólica na criança é consequência da imaturidade do intestino dela, que ainda demora para digerir o leite materno. As dores, em geral, acontecem nos primeiros meses de vida do bebê.

Quanto mais canjica e canja de galinha mais leite a mãe vai ter

Nada disso é preciso. O que acontece é que a produção de leite demanda uma energia grande e esses alimentos são muito calóricos, com um tipo de carboidrato de absorção rápida pelo corpo. Isso aumentaria a energia corporal e também poderia ajudar na produção do leite. O que faz diferença mesmo é manter uma alimentação balanceada e ingerir caloria de maneira equilibrada ao longo do dia e não em. E, principalmente, beber muito líquido. Vale reforçar que o principal estímulo para a produção de leite materno é a sucção que o bebê faz no mamilo da mãe – processo que estimula a produção da prolactina e, assim, o leite. O bem-estar da mulher também é item fundamental.

Fonte revistacrescer.globo.com 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.