Volta às aulas sem estresse

Saiba o que fazer para seu filho encarar o retorno à rotina escolar sem medo e ansiedade

O mês de março marca a volta às aulas definitivamente. E iniciar a rotina de aulas nem sempre é uma atividade fácil para os pequenos.  Muitos ficam tensos, estressados e ansiosos porque terão que se adaptar à nova fase e encarar mais desafios. Por isso, é importantíssimo que os pais demonstrem empatia e acompanhem todo o processo. Só assim, a criança conseguirá retomar aos estudos com segurança e autonomia. Conversamos com as pedagogas Amanda Rabello e Érika Favato, que deram algumas dicas de como auxiliar os pequenos a lidarem com mais tranqüilidade neste momento.

O início

A adaptação envolve muitos fatores e sentimentos das crianças, famílias e profissionais. Precisamos interpretar às diversas maneiras das crianças se expressarem, por isso, muitas delas neste período de adaptação choram, mas logo estarão adaptadas ao ambiente e aos novos amigos.

“Para que uma adaptação escolar ocorra da melhor maneira possível, precisa ser bem conduzida, minimizando sofrimentos desnecessários”, afirmam Amanda Rabello e Érika Favato.

Uma dica é fazer um calendário para registrar a volta da rotina e restabelecer os horários de sono das crianças, pois é um fator essencial para que ela acorde bem para o dia escolar. Além disso, quanto mais os pais falarem o quanto é bom rever os amigos, fazer novos colegas e aprender coisas novas, ajuda os pequemos a serem mais felizes e tranquilos.

Em todo caso, na primeira semana, é comum a criança relutar na hora de ir para escola. Se a resistência continuar por mais tempo, algo pode estar errado.  “Não existe um tempo determinado para essa adaptação. Para essa transição precisamos de calma.”, explicam as pedagogas.

Separamos uma lista de dicas para facilitar essa adaptação:

  1. A ida da criança para a escola deve ser preparada, evitando longas explicações e explicando para a criança, na medida de seu entendimento, que no ambiente fará novos amigos, além de trabalhinhos e brincadeiras. O diálogo entre a família, educadores e criança é fundamental e  ajudará bastante. Por volta dos dois  anos de idade é essencial envolver a criança nos preparativos para ir à escola, como arrumar a mochila e uniforme, pois isso faz com que a criança se sinta cuidada e participante.
  1. Cuidados para que não aconteça no mesmo período da adaptação escolar outro tipo de mudança, como por exemplo de quarto, de residência, retirada de fraldas ou chupetas. Se houver perda de algum parente próximo ou animalzinho de estimação, passar qualquer para a professora e para a direção.
  1. O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que ela não queira ficar na creche ou escola. Mesmo sendo um momento regado ao choro, é importante que os responsáveis façam essa despedida, passando confiança e honestidade para a criança desde pequena.
  1. A ausência do choro também não significa que a criança não esteja sentindo a separação ou que já esteja adaptada. Evite comentar sobre a adaptação da criança em sua presença.
  1. Cabe ao responsável entregar a criança ao professor, colocando-a no chão e incentivando-a a entrar na escola sozinha como os outros amigos. E  em caso de bebês, entregar no colo das crechistas, sendo muito importante que o responsável participe o tempo todo da adaptação
  1. Despeça-se naturalmente, mesmo que seja difícil e nunca saia escondida.
  1. A sala de aula é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nele, além de dificultar a separação, fará com que outras crianças cobrem a presença de suas mães.
  1. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente. Pergunte de maneira criativa como foi o dia na escola (evite interrogatórios). É normal que durante a adaptação, a criança apresente alguns sintomas psicossomáticos como febre, sono agitado, entre outros.

Gostaram das dicas?  Conta para gente como está sendo a adaptação dos seus filhos? Comenta aí!

Colaboraram com essa matéria: Amanda Rabello Pedagoga e Érika Favato, diretora da Creche Escola Help Mãe.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.