Um guia rápido para montar um quarto montessoriano

O estilo montessoriano para quartos de bebês e crianças ganhou força e mostrou que veio para ficar. Criado por Maria Montessori, o método estimula o desenvolvimento da criança através da liberdade e instiga a descoberta do mundo.  A Biramar Baby foi uma das primeiras marcas a produzir enxovais e acessórios Montessorianos no Brasil. Conversamos com Thayane Ramalho, diretora de criação da empresa, sobre as principais dicas na hora de optar pelo enxoval Montessoriano.

O delicado nos encanta! 💙 Tons suaves em branco, azul e cinza

“As coleções permitem infinitas combinações de cores e estamparia. E para as mamães que estão em busca do enxoval montessoriano é possível montar um quarto encantador, funcional e respeitando o gosto de cada um”, diz a diretora.

Coleção Fox Preto

A primeira etapa é a escolha do enxoval base. Geralmente ele é composto por 5 peças que são rolos laterais e almofadas, lembrando que é possível combinar  a mesma coleção, ou não, na hora de escolher os lençóis. Thayane alerta que na pesquisa, as mamães precisam ficar atentas aos itens que compõem o kit enxoval para caminhas montessoriana e também para as dimensões oferecidas. “As principais dúvidas que recebo são relação aos tamanhos dos kits e é muito comum, afinal hoje, contamos com variedade e oferta de novos modelos de camas e berços também”, afirma.

Coleção Boston Preto

Estampas e bordados continuam em evidência. Segundo Thayane, o que mudou com o método é sua utilização, já que nos quartos montessorianos elas aparem juntas e não existe mais certo ou errado. Vale misturar estampas diferentes e obter resultados incríveis. Outra aposta certeira são as estampas geométricas que são unisex e, a partir delas, é possível fazer muitas combinações. Também vale incorporar um clássico como o bordado e criar ambientes delicados e românticos.

Outra dica de Thayane é não ter medo de criar combinações na hora da escolha dos complementos. Como o próprio método propõe é importante que as cores estejam presentes e as formas também.  “É possível combinar um tema floral com estilo clássico e com cores que antes não eram comuns aos quartinhos infantis, como por exemplo, o preto. E o resultado é uma composição charmosa e cheia de personalidade”, completa.

Coleção Aisha Preto combinadas com itens da Coleção Catarina Preto 

E falando em acessórios, a diretora explica que as almofadas são itens excelentes para complementar o enxoval. Uma dica é escolher opções que vão além das formas, inserindo personagens permitindo a interação da criança e também auxiliando no estimulo a criatividade. E ainda há muito que explorar com as bandeirolas que tornam ainda mais lúdico o ambiente.

Segundo Thayane, o colchonete é um dos acessórios mais queridos pelas mães e pais e vale incluir na lista de compras. “Eles são ótimos e práticos, além de criar um espaço destinado à brincadeira, leitura e ou descanso podem se levados por toda a casa e ainda para passeio. A dica da especialista é também apostar em criar cantinho lúdico com apoio do colchonete e tenda somado brinquedos e almofadas. “E maneira de oferecer um espaço personalizado para pequenos, o que reforça o seu senso de identidade e compreensão e organização dos espaços”, afirma.

Trança Protetora protege o bebê do contato com a grade, amortece o impacto, não bloqueia a circulação do ar e deixa a visibilidade maior. 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.