Dicas Montessori para criar filhos independentes

Quanto mais independente seu filho for, melhor ele será capaz de resolver por si mesmo as dificuldades e lutar por seus sonhos e objetivos.

Todos os pais sonham em ter filhos independentes, que saibam resolver, de acordo com sua idade e habilidades, qualquer desafio que possa surgir. Mas como você pode encaminhar os passos de seus filhos para que possam seguir firmemente rumo à autossuficiência?

A psicóloga, humanista e pedagoga italiana María Montessori, criou o método que leva seu sobrenome e que lhe dá algumas ideias para que seu filho seja independente.

“Semeie boas ideias nas crianças mesmo que elas não as entendam… Os anos se encarregarão de decifrá-las em seu entendimento e fazê-las florescer em seus corações”, disse Maria Montessori na época.

Confira algumas dicas para torná-los independentes:

1. A criança deve ser protagonista de seu aprendizado: Não espere que a criança tenha as mesmas conquistas que seus irmãos ou primos, vizinhos ou colegas de escola. Não faça comparações, cada criança amadurece em um momento diferente.

2. Aumente a confiança e a auto-estima: Comemore toda conquista realizada, por menor que ela seja, sempre o incentive dizendo que esta indo muito bem e que sempre é possível melhorar.

3. Permita pequenas (ou grandes) tarefas de acordo com sua idade: Deixe o seu filho escolher suas roupas, cortar a fruta para o café da manhã, e quando ele for mais velho dê a ele a oportunidade de fazer algo na cozinha, fazer uma pipoca por exemplo, lavar alguma peça de roupa ou o tênis sempre sob sua supervisão.

4. Informe o seu lugar na sua família: Não importa se é uma família de 2, 5 ou 10 membros, mostre o seu lugar e diga que toda a família trabalha e todos cooperam e realizam o seu trabalho. Deixe claro que ele pertence à sua família e sua família pertence a ele.

5. Motive mesmo que cometa um erro: Todos nós cometemos erros, então não seja rigoroso com os erros da criança, sempre o motive a continuar tentando e aperfeiçoar o que ele precisa resolver.

6. Amplie outras qualidades: Paciência, concentração, cooperação e autodisciplina são fundamentais para se conquistar a independência, assim como a tolerância à frustração.

7. Liberdade: Se você ficar por trás de seu filho todos os dias, dizendo a o que ele está fazendo de errado, seu filho não vai mais querer tentar fazer as atividades. Dê a ele a liberdade de fazer isso sozinho, assim a criança poderá revelar sua natureza, seus interesses, seu talento e criatividade.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.