Sintomas de gravidez: Conheça os principais sinais de que pode ter um bebê a caminho

Confira aqui os primeiros indícios de que, em breve, você será mãe e os exames que confirmam a gestação.   Em algum momento da vida, boa parte das mulheres se faz a pergunta “Será que estou grávida?”. Para ajudá-la nessa descoberta, listamos os principais  indícios de gestação. Vale ressaltar que grande parte deles começa a dar as caras 12 dias após a concepção. E que na dúvida o exame laboratorial deve ser feito o mais rápido possível para iniciar o pré-natal.

1. Atraso menstrual

É o sinal mais clássico de que você está grávida, principalmente se seu ciclo é regular. Isso acontece porque todos os meses o endométrio, a camada interna do útero se prepara para receber o óvulo fecundado: fica supervascularizado para servir de solo fértil para o embrião. Quando a gravidez não acontece, numa explicação bem simplificada, essa camada supervascularizada é descartada. E daí ocorre a menstruação. Agora, quando se dá a fecundação, o endométrio recebe a mensagem para ficar ali, quietinho, porque o futuro bebê está chegando. O mensageiro, digamos, é um hormônio chamado hCG, produzido unicamente pelo embrião.

2. Enjoos e vômitos

Algumas mulheres já sentem os primeiros desconfortos duas semanas após a fecundação – e eles costumam durar por até  nos três primeiros meses. O mal-estar costuma ser mais intenso no período da manhã, ao acordar. O culpado de tudo isso são os hormônios envolvidos na gestação. Eles causam, por exemplo, o aumento da  produção de saliva  que, em excesso, leva ao desconforto na boca e ao mal-estar no estômago.

3. Sonolência, diminuição do trânsito intestinal e sensação de estômago cheio

Você come e logo depois sente um sono quase insuportável, o intestino também fica devagar e você fica supersaciada. Todos esses sintomas comuns têm a mesma causa: a ação da progesterona no organismo. O hormônio aumenta sua ação no corpo quando estamos grávidas. Ele provoca não apenas sonolência: também reduz os reflexos e a memória. No intestino, diminui os movimentos peristálticos. É por isso que é tão comum as mulheres grávidas sofrerem pequenos acidentes de trânsito causados por desatenção. Ou almoçar e serem tomadas por uma onda de sono a ponto de se tornar até mesmo incapazes de conversar.

4.  Inchaço das mamas

A partir da sexta semana após a fecundação, é possível perceber o  aumento nas mamas. Elas ficam inchadas e sensíveis, algo similar ao que ocorre no período pré-menstrual. O mamilo também se torna mais sensível e escurecido. Isso acontece devido à associação de dois hormônios: o estrógeno, produzido pela placenta, e a prolactina, produzida pela hipófise.

Fonte: Médica Ana Paula Aldrighi, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, em São Paulo; médica Anna Maria Bertini, professora do departamento de obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); médico Antonio Júlio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Catarina, em São Paulo 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.