Gravidez, Cuidado Pré Natal E Saúde Bucal por que é tão importante?

Quando uma mulher descobre que está grávida, ela rapidamente marca todas as consultas médicas necessárias para manter controlada a sua saúde a de seu bebê. No entanto, grande parte das gestantes se esquece ou dá importância para o pré-natal odontológico. Isso porque a maior parte das pessoas não tem consciência da importância do acompanhamento do dentista durante a gestação.

O pré-natal odontológico é importante para manter a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde. Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto.

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças.

O acompanhamento também serve para o dentista orientar a futura mamãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer.

Apesar desse acompanhamento ser tão importante, ele não recebe a devida atenção como pré-natal médico. Aliás, nem sempre as gestantes têm noção de que elas devem ir ao dentista durante o período de gravidez, pois acham que os procedimentos prejudicam o desenvolvimento do feto, o que não é verdade.

Evitar partos prematuros

A periodontite é uma doença grave que destrói os tecidos em volta do dente e os osso responsáveis pelo suporte deles. Essa doença é muito perigosa para gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que causaria um parto prematuro.

Isso porque, quando essas bactérias chegam ao útero, o sistema imunológico aumenta a produção de um hormônio chamado de prostaglandina, com o objetivo de destruir esses microrganismos. No entanto, esse hormônio também induz o parto.

Melhorar as condições de saúde do bebê

Para que um bebê chegue ao mundo saudável, ele precisa se desenvolver adequadamente e adquirir peso. Crianças que nascem antes da hora precisam ficar internadas até ganharem peso o suficiente. Dentro do hospital, elas correm mais risco de contraírem infecções e outras doenças.

Fonte: Odonto company

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.