Como saber se o bebê está com cólica

Especialistas em saúde infantil não sabem exatamente por que a cólica existe em bebês, mas acreditam que pode ser uma imaturidade ou inflamação gastrointestinal que começa quando o bebê tem duas ou quatro semanas de idade.


No entanto, a idade mais comum para a presença de cólica é na sexta semana de nascimento e melhora na oitava, justamente quando o bebê começa a gargarejar e sorrir socialmente. A cólica infantil pode ocorrer três horas por dia, mais de três dias por semana, por mais de três semanas. Assim, você pode identificar a cólica do bebê, pois não é uma dor qualquer, tem suas características:

O bebê chora quase sempre em um determinado momento.
O pequeno estende as pernas ou dobra os joelhos até o peito
O choro é muito intenso e parece que nada pode consolá-lo
Ao chorar, ele geralmente libera gases

Como ajudá-lo?

Quando o bebê começa a chorar, é preciso certificar-se de que a fralda não está suja, que ele não está com fome, frio ou quente e que está em uma posição adequada.
Primeiro devemos ter certeza de que o bebê está confortável e bem cuidado, pois lembremos que as crianças expressam seu desconforto chorando. Se já verificamos que está tudo em ordem e mesmo assim ele continua chorando, provavelmente deve ser que está com cólica.


Então pode-se seguir algumas instruções:
Faça uma massagem bem suave nele, o objetivo é ter contato pele a pele, pode ser nas costas, ombros e cabeça.
Ofereça-lhe conforto e mimos.
Enrole o bebê em um cobertor grande e leve e embale-o para dormir.
Converse com seu filho, toque música suave ou sons suaves. Se não conseguir acalmá-lo, deixe-o por alguns minutos (10-15) no berço e vá embora. Peça para outra pessoa ficar atenta ao seu bebê, lembre-se que todos nós precisamos de apoio.
Frustração, cansaço e raiva são comuns, mas lembre-se de que seu bebê está amadurecendo, crescendo e logo esse choro passará. Nunca sacuda o bebê ou envolva-o em roupas pesadas.
Respire, você deve estar bem para que seu filho também.

Se seu bebê, além de chorar, apresentar vômitos você deve levá-lo ao médico, pois as cólicas nunca são acompanhadas desses sinais. A cólica não é uma doença, é um distúrbio gastrointestinal temporário que não impede o crescimento e desenvolvimento saudáveis ​​da criança.

Além disso, recomenda-se às mães que amamentam evitar chocolate, cafeína e refrigerantes, pois causam desconforto gastrointestinal no bebê. Por fim, evite que o bebê entre em contato com luzes muito fortes, ruídos intensos (como rádio ou televisão no volume máximo); E se apesar de todos os seus esforços não melhorar, vá ao pediatra, ele pode receitar algum medicamento para aliviar as cólicas.



No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.