Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?

Saiba qual o tempo necessário de exposição


(Reprodução Pinterest)

Um dos hábitos que as mães de recém-nascidos precisam adotar com os bebês é o famoso banho de sol. Ele é essencial para ativar a vitamina D, recebida pelo leite materno, no corpo da criança. Essa vitamina é muito importante para o desenvolvimento dos ossos e evita o raquitismo.

Outro benefício que o banho de sol traz para o seu bebê é eliminar o excesso de bilirrubina no sangue. Com a bilirrubina alta, o bebê tende a ficar amarelinho, o que chamamos de icterícia .

Mas calma, é muito comum os bebês terem a pele um pouquinho amarelada nos primeiros dias após o nascimento. É importante ter o acompanhamento de um pediatra e não deixar o banho de sol de lado.

Assim que o bebê chega em casa, já pode começar a dar banho de sol. É preciso deixar a criança exposta de 5 a 10 minutos no sol, sempre antes das 10h ou depois das 16h. E caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível.

E se estiver frio? As mães devem dar o banho de sol próximo a uma janela aberta que não bata muito vento.  Não pode ser fechada, porque o vidro filtra todos os raios benéficos. As mães podem levar os bebês para o playground, porque normalmente é um espaço aberto que venta menos.

Então, procure sempre um lugar para dar o banho de sol que seja propício ao clima e ao conforto do seu bebê. Mas se estiver muito frio, melhor esperar o próximo dia mais quente. Lembre-se: recém-nascidos não podem usar protetor solar. Bebês só estão liberados para usarem o filtro após os seis meses.

Sabemos que o sol pode ser benéfico e perigoso também, por isso é necessário respeitar a recomendação médica sobre horários e duração da exposição para que o banho de sol não seja prejudicial para o bebê.

Fonte: https://www.paisefilhos.com.br/recem-nascido/por-que-os-recem-nascidos-precisam-de-banho-de-sol/?offset=1377

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.