A primeira noite do bebê em casa

Sono, mamadas e troca de fraldas: saiba o que esperar:

Amamentação…

…sono e troca de fraldas são os temas que mais causam dúvidas. Embora a recomendação seja a livre demanda , (o bebê deve mamar sempre que quiser), ele não pode ficar sem comer por mais de três ou quatro horas. Por isso, é necessário acordá-lo para dar o peito caso ele não desperte sozinho, caso contrário, há o risco da criança desenvolver hipoglicemia (redução dos níveis de açúcar no sangue).

As fraldas

Já o xixi e o cocô provocam estranhamento por causa da coloração. “Até o quarto dia de vida, as fezes são escuras. Depois disso, tornam-se amareladas e a consistência tende a ser líquida com pequenos grumos pastosos”, explica a pediatra. O bebê evacua, geralmente, durante ou após as mamadas. E, se estiver mamando adequadamente, também urina com frequência – uma média de oito trocas de fralda por dia.

O choro

O bebê vai chorar, sim. Afinal, essa é a maneira com que demonstram desconforto. Os motivos variam: fome, calor ou frio, fralda suja e também para “pedir” colo. Já as cólicas costumam surgir mais adiante, por volta da segunda semana. Uma vez descartadas as causas, caso o choro persista, aí sim vale entrar em contato com o pediatra.

Vômitos

Outra situação que merece atenção dos pais é o vômito. Assim como o choro, faz parte do dia a dia do recém-nascido (haja fraldas de boca!). “Ele pode regurgitar pequenas quantias, que escorrem pelo canto da boca após mamar ou arrotar, por exemplo. Mas, se os vômitos forem em quantidades maiores e frequentes, melhor esclarecer se esses eventos são normais ou patológicos”.

O sono

Fora tudo isso, provavelmente, o bebê passará a primeira noite em casa… dormindo. Isso porque, nessa fase, ele tende a dormir até 18 horas por dia no total. E, se ficar em dúvida se ele está respirando, de fato, basta observar a barriguinha dele. “Como ele tem a respiração abdominal (que é a forma mais saudável, aliás), ela se move lentamente para cima e para baixo”

recem nascido em casa

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.