O que o bebê pode beber?

Logo estaremos no verão e, com ele, as temperaturas começam a subir. Por isso, é importante seguir algumas dicas de como cuidar do bebê no calor e a hidratação é uma das protagonistas na hora de garantir a saúde dos pequenos.

Mas muitas mães ficam na dúvida de quando podem dar qualquer líquido além do leite materno para o bebê, como água e sucos. Para isso, existem algumas recomendações que facilitam a solução desse problema, indicando quando começar e o que o bebê pode ingerir de líquidos. Veja algumas delas:

Água

Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê deve alimentar-se exclusivamente de leite materno ou fórmula, sem exceções. O leite materno já contém a quantidade de água necessária para hidratar o bebê nessa idade, portanto quem deve ficar atenta para tomar a água é a mãe, já que isso afeta diretamente a produção de leite. Depois dos 6 meses, quando novos alimentos forem introduzidos ao bebê, é importante conversar com o pediatra para saber qual a quantidade de água ideal, em relação ao peso do bebê e ao clima. Continue amamentando, se possível, mesmo depois dos 6 meses, para que o bebê tenha uma fonte de hidratação mais saudável e a água seja só uma fonte complementar.

Sucos

A maioria das Associações de Pediatria do mundo não recomenda suco para bebês, mesmo depois dos 6 meses de idade. O suco não traz nenhum benefício para crianças dessas idades, como o leite materno e a fruta inteira. Se mesmo assim os pais desejarem que o bebê tome sucos depois do 6 meses, ele deve ser bem diluído em água e não pode ser adoçado. Mesmo dessa forma, porém, o suco pode causar cáries e outros problemas, como cólicas e excesso de gases, por causa da frutose. A fruta fresca tem diversos benefícios que se perdem no sucos, dê preferência à elas, quando puder introduzir novos alimentos à dieta do bebê. Lembre-se também de conversar sempre com seu pediatra antes de oferecer qualquer coisa para a criança.

Fonte: Blog Baby Enxoval

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.