O desafiador pós-parto!

O puerpério é o período de seis a oito semanas após o parto, em que o corpo da mãe sofre uma série de alterações físicas e psíquicas para retomar à condição anterior à gestação.

É primordial que a mulher se prepare para este período. A futura mãe precisa buscar informações e reorganizar sua rotina e vida: quem a ajudará com o bebê, como estará a rotina da casa, como cuidados com as roupas, a louça, a comida.

É preciso estar focada na criança, e para isso acontecer, se desligar dos afazeres domésticos, de cuidados básicos com os outros filhos e se afastar do trabalho, são medidas que ajudam, e muito.

Quando o assunto é amamentação, ela indica que desde a primeira mamada o bebê seja induzido a pega correta (aréola e mamilo) e, com isso, para evitar fissuras nos seios. A mulher deve estar atenta as mamas neste período: coloração de pele, textura, presença de nódulos, de retenção, ou qualquer outra anormalidade.

O uso de pílulas pode ser realizado sob supervisão médica, pois existem medicamentos específicos para o momento do pós-parto e o médico obstetra observará cada caso para uma indicação individualizada.

Não existe uma receita de bolo, mas, em geral, a mulher que respeita seus instintos e não os padrões rígidos da sociedade encontra um equilíbrio no pós-parto.

pós parto

Fonte – Guia do Bebê 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.