Marlene Ramalho: a mulher inspiradora que lidera a Biramar Baby

Para fechar o mês da mulher vamos contar um pouco da história da Marlene Silva Ramalho, proprietária e diretora da Biramar Baby. Uma mulher forte e determinada que há mais de 40 anos comanda a empresa com muito trabalho e amor.

 A Biramar Baby nasceu do sonho de empreender do casal Marlene e Uberaci.  Jovens e recém-casados, batalharam diariamente e com muita garra para transformar a empresa em referência no segmento de enxovais e artigos para bebês. Aos 17 anos, Marlene começou a riscar bordados para fábrica de uma amiga e o Bira, seu esposo, realizava as entregas de bicicleta. “Trabalhávamos mais de 14 horas por dia e não era fácil, mas fazíamos com amor. E em dois anos conseguimos conquistar um carro novo, passamos a produzir nossas peças e fomos criando autonomia”, comenta Ramalho.

 Eles começaram com a produção de colcha solteiro, mas enxergaram na linha de produtos para bebê uma oportunidade. Nesta trajetória cheia de desafios abriram sua primeira e, em seguida a segunda unidade. E em 1985 os “Bordados Silva” passou a chamar-se “Biramar Baby”, consolidando o caminho no segmento de confecção de artigos para bebês. “Para quem não sabe, o nome da marca é a junção dos nomes Marlene e Uberaci e essa é uma das melhores lembranças que tenho”, comenta a empresária.

 Em 2011, Marlene ficou viúva. Um dos momentos mais dolorosos na vida família.  “Perdi meu maior companheiro, perdi meu chão. Foi muito difícil, mas precisa continuar lutando por toda nossa história com muita garra e focando no dia de amanhã”, diz Marlene. O ano era de crescimento e solidez para a Biramar Baby, que conquistava parcerias importantes, como o licenciamento para fabricação da grife inglesa Laura Ashley Baby.

 Disciplina é algo muito importante para empresária. Ela diz que é uma pessoa persistente e detalhista. Lidar com os momentos difíceis faz parte de um processo de evolução no universo dos negócios, pontua Ramalho.  Para ela, o amor ao trabalho é o segredo do seu sucesso. “ Respiro a Biramar Baby, 24 horas, com muita alegria. Meu maior prazer é ver mamães e papais felizes com nossos enxovais”, afirma Marlene. 

 Com uma rotina intensa, a empresária acorda às 5 horas, medita, faz yoga, tudo em casa. Às 7h, ela já está conectada para acompanhar o desempenho das lojas e dos marketplaces. Quando olha para traz diz com orgulho sobre todas as fases que já vivenciou nesta trajetória. “Já carreguei muitas caixas em feiras do segmento que fiz, sempre ao lado do meu marido durante 20 anos. Dormia pouco, trabalhava em excesso. Crescemos na garra mesmo. Meu conselho é: ame o que faz, esse é o caminho para o sucesso”, orienta.

 Ligada em tudo, a empresária enfrentou 2020 e a pandemia com calma e inovação. “Sofremos impactos de todas as esferas, como a maioria das empresas. Foi um momento assustador, mas paramos para avaliar o que poderia ser feito para minimizar e contornar os problemas. A partir daí, reunimos todas as nossas forças para superar esse momento e estamos colhendo bons resultados ”.

 Atualmente, os três filhos atuam e são responsáveis por departamentos na empresa. Thiago, Thayane e Thaluana tocam o financeiro, marketing, vendas e a produção respectivamente. Quando o assunto são sonhos ainda a serem realizados, a empresária cita os ousados objetivos de vendas para alcançar e o desejo de ver seus filhos cuidarem do legado da família. “Tenho várias metas ligadas ao nosso negócio e tenho meus filhos também. Quero que eles continuem a escrever esta história que já dura 40 anos”, deseja.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.