Direitos das mães

A luta dos Direitos da Mulher á longa é já garantiu um vida bem melhor para todas. Outras ainda podem avançar muito, como a violência contra a mulher.

Veja alguns direitos, que ainda precisam ser garantidos para que toda mãe possa ser mãe da melhor forma, apoiada, sem neura!

Amamentar onde quiser

Sem essa de ficar constrangida se o seu bebê está com fome e vocês estão em um local público. Amamentar o filho é essencial!

Ser bem informada e fazer as próprias escolhas

Toda mãe pode escolher se trabalha ou fica em casa, se educa seu filho assim ou assado, se prefere um parto no hospital ou em casa… O importante é fazer escolhas a partir de boas informações.

Dividir as tarefas (e até trocar de papel) com o pai dos seus filhos

Foi-se o tempo em que somente as mães trocavam fraldas, cuidavam da casa e da crianças. Hoje, os homens participam mais em casa.

Dormir uma noite inteira

Não é porque o bebê nasceu que a mulher precisa dormir somente nas horas em que o filho não está chorando. É possível contar com a ajuda de outras pessoas (sem culpa) e se organizar para ter boas noites de sono.

Escolher o parto

Humanizado, cesárea, na água e até mesmo em casa. As mulheres têm o poder de decidir a melhor forma de trazer seu bebê ao mundo.

Escolher o momento de ter filhos

Aquela história de que as mulheres precisavam ter filhos até os 30 anos não é mais pressão para ninguém. As mulheres têm o direito de escolher quando e como querem formar suas famílias.

Ter uma boa opção de lugar para deixar os filhos enquanto trabalham

Existem muitas mulheres que optam ou que precisam trabalhar. É necessário que as mães se sintam apoiadas com garantia de ter onde deixar seus filhos. Ainda que algumas possam contar com familiares para a missão, ou que outras prefiram contratar uma babá, todas precisam contar com suporte e vagas em creches ou em escolas infantis públicas.

Ser como é — eventualmente com marcas no corpo

Se para toda mulher tem a pressão da beleza, com a gravidez e a maternidade pode vir uma neura. A barriga ficou com estrias, os seios caídos. São questões estéticas que às vezes podem ser atenuadas, corrigidas, mas, caso não der, fazer o quê?  A gente é como é, com muito orgulho.


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.