Como falar sobre o coronavírus com crianças e adolescentes

Todos os dias há novos relatos sobre o surto de coronavírus, que se espalha rapidamente por todo o mundo.

Muitas pessoas estão ficando mais preocupadas com os perigos relacionados ao vírus, incluindo crianças que procuram seus pais em busca de informação e conselhos.

Então, como você deve conversar com as crianças se elas dizem que estão assustadas ou ansiosas com o surto?

Tranquilidade

O ideal é tratar de amenizar a ansiedade. Diga que é um vírus, exatamente como quando você fica resfriado ou com diarreia e vômito. A conversa deve ser realmente aberta, franca e honesta. Mas a maneira correta de conversar com crianças sobre grandes problemas como o coronavírus depende da idade deles.

As crianças mais jovens, em geral de sete, seis anos, provavelmente estão agitadas com tudo o que ouvem ao seu redor por causa dos pais falando sobre o tema, e isso pode ser bastante assustador para as crianças.

Para as crianças mais novas, antes de tudo, devemos tranquiliza-los . Ninguém ainda não sabe o que vai acontecer, mas devemos dizer para a criança, que ela vai ficar bem, todos vamos ficar bem. Algumas pessoas vão contrair o vírus, mas vamos todos ficar bem.

Controlar a situação

Embora não se pode ter certeza de que seu filho não será afetado, é muito melhor ficar otimista do que arriscar preocupá-los — provavelmente de forma desnecessária. Não se trata apenas de tranquilizar as crianças, mas de empoderá-las.

Ou seja, os pais devem apresentar passos práticos a serem seguidos pelas crianças, o que não apenas reduzirá as chances de infecção, mas também fará com que sintam que têm algum controle sobre a situação. Devemos dizer às crianças que existem medidas a serem tomadas para prevenção, como lavar as mãos regularmente.

Essa combinação de tranquilizar as crianças e dar a elas uma forma estratégica de agir, o que significa que elas podem fazer algo para proteger a si mesmas e a sua família, é recomendada como a melhor estratégia.

Prevenção

Lembrar as crianças sobre uma boa higiene não se trata apenas de aliviar a ansiedade delas.

As crianças pequenas são naturalmente muito curiosas e gostam de tocar as coisas e compartilhar comida e bebida.

É por isso que os adultos devem ensinar as crianças sobre os atos de higiene desde cedo.

Ensinar habilidades eficazes de higiene para as crianças pode ajudar a proteger toda a comunidade.

Adolescentes

É diferente para os adolescentes, que são menos dependentes dos pais para receber notícias e obter mais informações com os amigos.

Eles têm suas próprias redes de informação e confiam muito mais em seu próprio grupo de colegas, mas um dos problemas, é claro, é que os adolescentes tendem a ser muito mais realistas. É difícil dizer a uma pessoa de 14 anos: ‘tudo vai ficar bem’, porque ela responderá ‘você não sabe se vai ficar tudo bem’.”

Portanto, é muito mais provável que a criança mais velha tenha questões mais complexas. É muito menos provável que eles apenas aceitem o que você diz.

No entanto, existe uma coisa que se aplica à relação com qualquer criança. Independentemente da faixa etária, é preciso criar uma atmosfera em que a criança possa dizer o que quer.

Fonte: BBC



No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.