Campanha para colocar vacinação de crianças em dia

O Ministério da Saúde promove, de 24 a 30 de agosto, uma campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. Todas as vacinas que estão no calendário básico infantil serão oferecidas: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas da rotina.

Além dessas vacinas, as crianças que moram nas regiões Norte e Nordeste e nos municípios tidos como prioritário no programa Brasil Sem Miséria receberão um suplemento de vitamina A. Estudos mostram que a ingestão de vitamina A ajuda a reduzir casos de diarreia, que é uma das principais causas de morte na infância.

Para vacinar as crianças, o ideal é que os pais compareçam aos postos de saúde na semana da campanha com a carteira de vacinação de seus filhos. É nela que os agentes de saúde poderão verificar quais vacinas ainda não foram dadas ou até mesmo quantas doses faltam para completar a imunização.

Fonte – http://revistacrescer.globo.com


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.