Saiba como driblar os efeitos do novo horário, que começou a valer neste fim de semana
Neste domingo (15), à 0h, começou o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste – o que signifca que é foi preciso adiantar o relógio em uma hora neste dia. Pode parecer pouco tempo, mas essa mudança pode deixar o seu filho mais preguiçoso na primeira semana. Isso porque o relógio biológico das crianças (e o seu) precisa se acostumar, trazendo uma consequência maior principalmente no momento de dormir.
Isso acontece porque o hormônio regulador do sono, chamado melatonina, é acionado pela falta de luz. Como “escurece” mais tarde durante o horário de verão (lá pelas 20h ainda pode estar claro), essa dinâmica é alterada.
Mau humor, cansaço, falta de apetite e preguiça estão entre os sintomas comuns no período de adaptação. As crianças que já têm uma rotina mais consolidada acabam sentindo mais. Mas atenção: Não se deve dormir durante o dia para compensar a noite mal dormida, e sim, ir se acostumando aos poucos com o novo horário.
Mas há também benefícios nessa mudança, sim! Uma pesquisa realizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) identificou que no horário de verão pais e crianças passam mais tempo juntos (afinal, o período para se divertir ao ar livre é maior), sem contar na economia da conta de luz da sua casa.
– Não estranhe se o apetite do seu filho diminuir. Isso é normal, já que ele terá de comer uma hora mais cedo. Vale nos primeiros dias oferecer à criança uma dieta mais leve e até priorizar os alimentos favoritos dela. Depois, gradualmente, volte com a alimentação normal.
– Evite alimentos pesados e estimulantes, como refrigerante e chocolate, antes da hora de dormir. E não inicie atividades físicas neste período, para não agitar as crianças.
– Crie em casa um ambiente tranquilo. Faça uma massagem no seu filho, leia um livro, invente uma história ou coloque uma música calma. Isso vai ajudá-lo a relaxar.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com