Uma dieta saudável pós-parto, nutrição para mães que amamentam

Uma alimentação rica e nutritiva pode trazer inúmeros benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê

Imaginar o rostinho, o toque, o cheiro, sonhar com a chegada e com todos os detalhes de uma nova vida que virá para transformar tudo em novo e mágico. O período da gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. São inúmeros planos, sensações e também algumas preocupações. Cuidar de um serzinho, se preparar para ser o porto seguro de alguém totalmente ligado a você, essa é uma fase que traz várias expectativas e demanda muito cuidado e atenção.

As mulheres que se tornam mamães são automaticamente transportadas para um novo mundo, cheio de cores, sorrisos e aprendizados. Nessa etapa da vida, além dos cuidados com os bebês, as mamães também precisam estar atentas à sua saúde, buscando por uma alimentação rica e nutritiva, o que no caso daquelas que amamentam, trará duplos benefícios, ou seja, será bom tanto para a mamãe quanto para seu filhote.

Os superpoderes do leite materno

As pesquisas revelam um resultado unânime: o aleitamento materno é uma das principais formas de se prevenir possíveis doenças como alergias ao longo da vida. Além disso, a amamentação estreita ainda mais os laços maternos, tornando o vínculo das mães com seus filhos mais forte, portanto, algo valioso tanto do ponto de vista emocional quanto do nutricional.

O leite materno tem todas as substâncias e vitaminas na quantidade certa que o bebê precisa para crescer e se desenvolver sadio. Composto por água, gordura e açúcares, o leite é rico em vitaminas, sais minerais e até substâncias anti-inflamatórias. Se você é uma das mamães de plantão que nos acompanham, saiba que o leite que você produz é capaz de ter sua composição modificada conforme o crescimento e saúde do seu filhote. Incrível como a natureza do nosso organismo é perfeita, não é?

Mas engana-se quem acha que só os pequenos são os beneficiados com a fase a amamentação. As mulheres passam a estar mais protegidas contra o câncer de ovário e de mama. De acordo com estudos realizados, isso acontece porque a lactação induz um padrão hormonal único associado a um período de amenorreia (ausência de menstruação), o que reduz a exposição da mulher a variações hormonais associadas a esse tipo de doença.

Nutrição saudável na amamentação

O ato de amamentar é um forte aliado na recuperação de peso das mamães, permitindo que ela volte para o corpo da fase de pré-gestação mais rapidamente. Para que isso ocorra é importante que os hábitos saudáveis de alimentação da gravidez sejam mantidos.

Grãos, cereais integrais, frutas, verduras e alimentos que sejam fontes de proteínas, cálcio e ferro estão entre as principais dicas sobre o que comer. Um bolo, uma massa, aquele docinho irresistível da padaria pertinho de casa, enfim, uma ou outra guloseima não fará mal, afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?

Para facilitar a recuperação da forma física é importante que as mamães evitem as bebidas alcoólicas, chás mate e preto, bebidas gaseificadas e refrigerantes a base de cola, comam sempre devagar, mastigando e saboreando bem os alimentos. Deixe o celular de lado, responda o e-mail do chefe que está perdido na empresa sem você depois. É hora de estar presente no seu momento de se alimentar e cuidar de si!

Outra dica é sempre comer a salada antes da refeição principal, isso porque você ficará mais saciada e os riscos de abusar na quantidade dos próximos alimentos diminuirão. Saiba também que não pular as refeições é essencial, pois as reservas de energia do nosso corpo se esgotam e quando isso ocorre, perdemos massa muscular e acumulamos gordura na região abdominal.

Fonte: Guia do Bebê

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.