Tratamentos de Beleza que Podem ser Feitos Durante a Gravidez

A gravidez é um dos períodos de maior transformação no corpo das mulheres. Por isso, muitas delas não deixam a vaidade de lado e apostam em tratamentos de beleza durante gestação. Mas é importante ter cuidado.

Depositphotos_49280087_s

A segurança no uso da maioria das substâncias químicas, presentes nos cosméticos, em gestantes não foi devidamente avaliada, pois as mulheres grávidas não são incluídas nos testes.

A limpeza de pele está liberada. Mas o mesmo não acontece com o peeling, um procedimento muito perigoso para as gestantes por conta do ácido retinoico e seus derivados, componentes que podem prejudicar o bebê. Essas substâncias podem estar contidas em alguns peeling químicos feitos no consultório, portanto, é sempre bom informar o médico de uma possível gravidez.

Os tratamentos com radiofrequência, tecnologia usada para combater a flacidez da pele, devem ser evitados por conta das ondas eletromagnéticas que podem interferir na gestação. Proibições à parte, sessões de drenagem linfática, que reduzem possíveis inchaços, limpeza de pele e máscaras faciais são permitidas, desde que acompanhadas pela dermatologista e também pelo ginecologista ou obstetra.

Cabelos

Cuidados-com-os-cabelos-e-a-pele-na-gravidez1-1-500x312

Os produtos químicos utilizados no alisamento dos fios são muito perigosos, pois podem penetrar na corrente sanguínea por meio do couro cabeludo, e atingir o bebê. Qualquer tratamento que alise à base de formol é proibido e os alisamentos sem essa substância também devem ser evitados. Alguns tratamentos dizem que não há formol na composição, mas é muito difícil comprovar.

A coloração dos cabelos também pode prejudicar o bebê. As tintas que apresentam amônia em sua composição são muito perigosas, uma vez que a penetração é muito profunda e pode atingir o córtex. Se a coloração não tiver amônia, ela é liberada, desde que acompanhada por um especalista.

O tratamento das estrias, varizes e celulites é menos nocivo ao corpo da mulher e à saúde do bebê, dependendo do procedimento escolhido. As estrias são muito comuns na primeira gravidez porque, nesses casos, a pele ainda não tem uma flacidez natural, e as fibras mais jovens podem romper com facilidade, a partir do ganho de peso.A recomendação sempre é ingestão aliada ao uso de cremes ricos em óleos importantes para a hidratação. Existem bons resultados para o tratamento de estrias: o uso de laser, peeling de ácido retinoico e microagulhamento, mas só devem ser iniciados após a gestação.

Fonte:  estadao.com.br 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.