Por que seu filho precisa dormir mais tarde?

Na pré-adolescência é normal que nossos filhos queiram ir para a cama mais tarde. E não é por “rebeldia”, não. É apenas mais uma das mudanças dessa fase. O psiquiatra Caio Bonadio, especialista em sono pela Universidade de São Paulo, explica os motivos dessa mudança de comportamento, alerta para o aumento de apneia do sono causado pela obesidade e relembra o quanto as telas antes de dormir atrapalham a saúde.

Pré-adolescentes precisam dormir, em média, quantas horas por noite? O que acontece se eles dormem pouco?

A necessidade de sono é individual e depende dos hábitos da família e da rotina do pré-adolescente. Além disso, o que pode ser um sono reparador para um não é para outro. Nesta faixa etária, a maioria apresenta um tempo total de sono de 8 a 9 horas. Se eles dormem menos do que precisam, podem ocorrer diminuição do rendimento escolar, alterações de humor, hiperatividade, déficit de crescimento e ganho de peso.

É verdade que, nessa fase, a melatonina começa a ser liberada um pouco mais tarde e, por isso, o fato deles enrolarem mais para ir para a cama não é só má vontade?

Sim, é verdade. A maioria deles começa a apresentar algo que chamamos de atraso de fase. Isso nada mais é do que naturalmente sentir sono mais tarde e acordar mais tarde. A razão para isso ocorrer tem a ver sim com a produção de melatonina e com o funcionamento do relógio biológico nessa faixa etária.


Por isso eles têm mais dificuldade de acordar, então… O que fazer com as escolas que iniciam as aulas muito cedo?

Em relação às escolas, existem evidências de que atrasar o horário do início das aulas no período da manhã favorece o rendimento escolar dos alunos desta fase. Alguns países já adotam esta medida, porém, para implementá-la, deve haver vontade política, maior conscientização da população sobre a importância do sono em nossas vidas e mobilização das associações médicas.


Quais são os distúrbios de sono mais comuns nessa idade e como tratá-los?

Os mais comuns são a insônia, parassonias e as alterações circadianas. A insônia nesta faixa etária deve ser tratada com medidas comportamentais, implementadas com o auxílio de um psicólogo do sono e do médico do sono ou pediatra, que são realizadas juntamente com os pais.

Parassonia é qualquer comportamento indesejado que ocorre durante um despertar incompleto do sono. Nesta população, as parassonias mais comuns são o sonambulismo, o despertar confusional e o terror noturno. Elas são muito comuns nesta faixa etária e normalmente desaparecem com o avançar da idade. Porém, se ocorrem com frequência e trazem prejuízos para o indivíduo, um acompanhamento médico é fundamental para descartar outros transtornos de sono que podem desencadear as parassonias, principalmente privação de sono e distúrbios respiratórios do sono, como a apneia. Em geral, medidas comportamentais resolvem o problema.

E as alterações circadianas?

Em relação às alterações circadianas, a mais comum é o transtorno do ritmo circadiano do tipo atraso de fase. Isso ocorre quando o relógio biológico do indivíduo não está sincronizado com a sua rotina, o que causa sonolência intensa no período da manhã. O ideal é mudar a rotina para que ela obedeça ao ritmo deste relógio biológico, por exemplo, iniciar as aulas mais tarde. Mas quando isso não é possível, o uso da melatonina em horário específico e medidas comportamentais para atraso de fase, como diminuição da exposição à luz artificial no período noturno, podem resolver o problema.

Infelizmente, a prevalência da obesidade nesta faixa etária também está aumentando, assim como nos adultos, e por isso estamos observando um aumento dos distúrbios respiratórios do sono nos pré-adolescentes, principalmente apneia do sono [ruídos e interrupções repetitivas na respiração]. O tratamento deve focar na mudança do estilo de vida, com um bom acompanhamento nutricional e psicológico, além da atividade física regular. Mas, a maior causa de apneia do sono em crianças e pré-adolescentes ainda é a hipertrofia de amígdalas. O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado por um otorrinolaringologista. 

Crianças dessa idade também precisam de uma rotina perto da hora do sono, como as menores? Como ela deve ser?

Todas as pessoas, independente da faixa etária, precisam de uma rotina perto da hora do sono, sejam bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Isso porque nosso cérebro não entra no ciclo do sono de uma hora para outra. Esta rotina deve priorizar a diminuição da exposição à luz artificial, principalmente de celulares, prática de atividades mais relaxantes como leitura, ouvir música, meditar, fazer refeições leves no jantar e ir para a cama somente na hora que estiver com sono.


E as telas, de que forma atrapalham o sono dos pré-adolescentes?

As telas, como celulares, tablets e computadores, emitem uma frequência de luz, a luz azul, que atrasa o início da produção da melatonina no período noturno. Com isso, a tendência é que o sono venha cada vez mais tarde. Além disso, ficar ligado a telas é uma atividade que excita o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e diminuindo o relaxamento noturno que é necessário para iniciarmos o sono.

Fonte: Mãe de Tween

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.