Por quê é tão importante que o bebê engatinhe?

Ao engatinhar, o bebê aprende a ter independência, conhece o mundo que o rodeia e perde o medo de experimentar: característica que o possibilitará ser cada vez mais forte e adquirir diferentes habilidades à medida que for cumprindo as mais básicas.

O despertar do engatinhar

Por volta dos 8 meses, um bebê começa a ficar insatisfeito na posição sentada. O cercadinho fica pequeno para ele. Ou seja, o bebê tem a necessidade de se sentir livre, como quando a mamãe o coloca sozinho no chão.

Os brinquedos ao seu redor já não são tão interessantes. Não tanto quanto os que ficam a uma certa distância, e pelos quais o pequeno deve fazer um esforço “sobre-humano” sempre que quer pegá-los.

Esse é o despertar do engatinhar.

O engatinhar no desenvolvimento psicomotor

No começo, a criança que tenta engatinhar se arrasta somente com as mãos. Ela deixa sua barriguinha apoiada no chão e as perninhas ficam para trás, bem esticadas, como se não servissem para mais nada.

Com esse exercício, enquanto dá seus primeiros avanços, ela fortalece a musculatura, ainda fraca, dos seus bracinhos.

Em seguida, aprende a ficar em quatro apoios. Isso serve para deixar mais fortes seus quadris, revigorar suas costas, reforçar os músculos do pescoço, das pernas, etc.

Ela também aprende a coordenar braços e pés (habilidade indispensável do engatinhar). Quando se desloca, então podemos dizer que o bebê já está engatinhando.

Em seu próprio experimento, ele notará que pode ir mais rápido ou mais lento conforme quiser, e pode até aprender outras formas como o tão gracioso engatinhar na posição sentada (quando uma criança se arrasta sobre seu bumbum como se fosse um cachorrinho).

O bebê que engatinha aprende a calcular distâncias. “Esse boneco está mais perto, aquele mais longe, tenho que engatinhar um pouco mais se quiser alcançá-lo”. Dessa forma, vai aprendendo a se manter equilibrado sobre quatro pontos de apoio.

Por que é importante que o bebê engatinhe?

Mamãe, é importante que o bebê engatinhe porque, além de desenvolver a psicomotricidade, é estimulado a ser independente.

A criança que aprende a engatinhar, e o faz diariamente, não precisa da ajuda da mãe, nem de nenhum outro adulto, para se deslocar para onde quiser.

Ela já não tem que esperar que os outros peguem para ela os brinquedos que caíram fora do cercadinho. Se brinca no chão, ela sozinha poderá pegar o boneco que quiser.

Engatinhar dá a possibilidade de que a criança decida por si mesma questões como “para onde quero ir?”. Isso será o princípio de muitas tomadas de decisões que ela deverá aprender e enfrentar em sua vida.

Estimule seu bebê a engatinhar

Coloque um lençol no chão, coloque-o na posição de engatinhar e deixe alguns bonecos ao redor. Fale com ele com frases encorajadoras para que queira pegar os brinquedos e o ajude a coordenar mãos e pés.

Mas não force! Faça esse tipo de exercício somente se você observar que seu filho se sente bem com isso. Cada bebê é um mundo. Alguns nunca aprendem essa habilidade e isso não significa que terão problemas psicomotores.

Nossa recomendação é que você coloque seu bebê no chão e observe seu comportamento. Ele te dirá se será um bebê mais rebelde, que fica percorrendo a casa o dia inteiro, ou mais preguiçoso, que prefere ter os brinquedos nas mãos e andar para todos os lados no colo.

Fonte: soumamae.com.br

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.