O que o pai pode fazer para criar vínculo com o bebê que ainda está na barriga

Muita gente diz que a mulher se torna mãe no momento em que descobre que está grávida. Mas que o homem só se torna pai depois que a criança nasce. Só que não precisa ser assim. É importante que o pai também construa um elo que possa gerar memórias positivas que levem o bebê a reconhecê-lo logo após o nascimento.

thinkstockphotos-457078363

O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional  do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê  provindos do contato com o pai.

Veja como o pai pode se fazerpresente durante toda a gestação – tanto para a mãe quanto para o bebê:

1) Acompanhar a mulher aos exames: apesar de ser uma alegria poder ver o bebê nos exames de ultrassom,  é normal que a mãe fique um tanto apreensiva quanto aos resultados – afinal, como ter certeza que está tudo bem mesmo? Por isso é ideal que a mulher sempre vá acompanhada ao médico – ninguém melhor que o pai para exercer essa função, certo?

2) Participar da compra do enxoval: Cada body, cada babador, cada sapatinho… Nossa, será que um bebê precisa assim de tanta coisa? Precisa! E deixar tudo pronto para a chegada do pequeno pode dar o maior trabalho. Tudo bem que nem todo homem é fã de fazer compras (e nem toda mulher também!), mas vale a pena se esforçar para participar do processo.

3) Imaginar como vai ser esse novo ser: tratar o bebê que ainda nem nasceu como alguém que tem intenções, vontades próprias e que já faz parte da família é um dos principais ingredientes na formação do vínculo. Como você acha que seu filho será? Quais são as coisas que você deseja para ele? Pais e mães podem se divertir fazendo listas de tudo o que querem fazer com esse novo bebê – de viagens a coisas que  querem ensiná-lo – e até características que eles acham que esse filhos vai ter… Aliás, você jé tem um nome para seu bebê? Essa pode ser a lista número 1!

4) Abusar do carinho: Beijo, massagens, falar bem pertinho da barriga… Tudo isso vale para acostumar o bebê com a sua voz e fazê-lo sentir todo o amor que você já nutre por ele!

Fonte: http://revistacrescer.globo.com

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.