Ministério da Saúde vai reduzir açúcar em alimentos processados pela indústria

O alto consumo de açúcar proveniente de refrigerantes, sucos de caixinha, iogurtes, achocolatados, bolos e biscoitos contribui para a obesidade infantil, entre outras doenças crônicas, e preocupa autoridades no mundo todo. Ação faz parte de acordo para reduzir também sódio e gordura trans em alimentos industrializados

O Ministério da Saúde divulga na tarde desta segunda-feira (26), em coletiva de imprensa, detalhes sobre o primeiro acordo para redução de açúcar em alimentos industrializados a ser assinado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi também hoje. “Com este acordo, o Brasil passa a ser um dos primeiros países do mundo a buscar essa diminuição” diz o comunicado divulgado pela pasta.

Segundo a colunista Monica Bergamo, em nota de hoje no jornal Folha de S. Paulo, a indústria terá cinco anos para reduzir 144 mil toneladas de açúcar em alimentos como iogurtes, achocolatados, sucos de caixinha, refrigerantes, bolos e biscoitos”.

Projeto de 2007

Reduzir sódio, gordura trans e açúcar é um projeto da pasta que começou em 2007, com um termo de compromisso assinado com associações representativas do setor produtivo, como a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação/Abia.

Começou com a redução de gordura trans em 2008. Em 2010 foi feita uma avaliação e constatou-se que houve 93,4% de alcance das metas pelas indústrias representadas pela Abia, com redução estimada em 250 mil toneladas de gorduras trans nos produtos processados.

Ainda em 2010 o termo foi renovado e foi proposta uma nova agenda, com o objetivo de reduzir o consumo de sódio a menos de 2.000 mmg/pessoa/dia até 2020. O texto cita o Guia Alimentar para a População Brasileira como fonte para a recomendação de que o consumo de sal não deve ultrapassar 5 g por dia (1,7 g de sódio) e que o consumo médio do brasileiro é de 12 g diárias – mais que o dobro da recomendação máxima.

Fonte: revistacrescer.globo.com 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.