Lição de casa: descubra como o seu filho encara a tarefa e maneiras de ajudá-lo

Acorda, põe o uniforme nos filhos, arruma a mochila, monta a lancheira, leva para a escola, vai para o trabalho. Busca, chega em casa e, finalmente, vai descansar. Será que essa é a rotina mais comum das famílias? Definitivamente, não. Porque, muitas vezes, ainda tem o dever de casa dos pequenos… E, se os pais tivessem apenas que lembrar as crianças de fazer a tarefa, seria moleza. O problema é que muitos vivem um verdadeiro drama quando esse momento do dia chega.

O dever de casa é uma prática comum na maioria das escolas do Brasil e do mundo. Embora não haja muitas evidências científicas sobre a importância da lição de casa no aprendizado, o que sabemos é que quanto mais se pratica, mais se aprende. Isso vale para todos os processos de aprendizado.

A tarefa tem de existir, mas deve ser mais envolvente e criativa. Os pequenos amam pesquisar, recortar curiosidades, recontar histórias e adoram desafios lógicos. Quem não acha estranho o coletivo de borboletas [panapaná/panapanã]? Será que há algum país europeu que comece com a letra y? É preciso criar situações atraentes para capturar a atenção das crianças.

MAIS RESPONSABILIDADE

Ainda que a necessidade de haver ou não tarefa seja motivo de discussões entre profissionais e até pais, uma questão é unânime: o dever de casa ajuda a criança a ter mais responsabilidade. A tarefa tem a função de mostrar que, mesmo na infância, ela tem obrigações que são dela, não dos pais. E, por isso, os adultos não devem se envolver tanto com a atividade a ponto de querer resolvê-la pelas crianças.

O dever de casa é positivo, na medida em que ajuda a fixar o conteúdo ou, ainda, funciona como um estudo prévio para atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. É algo importante, desde que tenha significados e objetivos claros, e contextualizados com o que está sendo trabalhado na escola.

Para que as crianças valorizem o momento de fazer o dever de casa, elas precisam se sentir comprometidas com a atividade. Um estudo realizado em 2018 pela Universidade do Leste da Finlândia com 2 mil crianças revelou que, quanto mais ajuda as mães oferecem, maior a dificuldade dos filhos em assumir responsabilidades.

Quando a mãe dá ao filho oportunidade de fazer a lição de casa de forma autônoma, ela envia a mensagem de que acredita nas habilidades e capacidades dele. Isso, por sua vez, faz a criança confiar em si mesma. Por outro lado, quando a ajuda é excessiva, especialmente se não foi solicitada, os pais podem passar a mensagem de que não botam fé na capacidade do filho. É claro que os pais devem oferecer auxílio concreto quando o pequeno claramente precisa, mas não é algo que deve ser disponibilizado automaticamente em todas as situações.

Com ou sem supervisão, o fato é que cada criança tem um jeito próprio de encarar o momento de fazer a tarefa escolar. E, diante dos diferentes comportamentos, você pode adotar algumas estratégias para que essa hora seja mais leve e produtiva para toda a família. É importante, apenas, não rotular o pequeno, definindo-o como “superinteligente, que dá conta de tudo” ou “preguiçoso, que odeia estudar”. Porque, no fim, as crianças têm uma característica mais marcante, mas podem apresentar outras também.

Fonte : Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.