Conheça as diferenças entre a primeira e a segunda gravidez

Detalhes que passaram despercebidos na primeira vez ajudam as mulheres a entender melhor a gestação.

Na primeira gravidez, tudo é sempre uma surpresa, os acontecimentos são novos. Mas, durante a espera pelo segundo filho, a mamãe está mais familiarizada com as transformações que irá enfrentar, o que ajuda a lidar melhor com esse período e com isso a gestação acaba sendo mais tranquila.

Mas isso não significa que você não terá surpresas nem notar diferenças entre as duas gestações. Compare:

Movimento antecipado

Quando espera o primeiro filho, a mamãe costuma sentir o bebê se mexer entre a 20ª e a 24ª semana gestacional, enquanto na segunda gravidez, ela percebe o movimento com até 3 semanas de antecipação, em torno da 17ª.

Dores no corpo

Dores e cansaço costumam ser mais frequentes na segunda gravidez. A dinâmica muda quando você já tem um filho em casa. E, muitas vezes, os desconfortos emocionais acabam se transformando em dores físicas.

Contrações de Braxton Hicks

Também conhecidas como contrações falsas, acontecem com certa frequência quando o momento do parto se aproxima. Muitas vezes, as mulheres inexperientes têm a impressão errada de que entraram em trabalho de parto antecipadamente. Quem já teve um filho antes é capaz distinguir melhor a diferença entre as contrações falsas e as verdadeiras, que ocorrem na hora H.

Parto mais rápido

As mulheres que têm parto normal geralmente sofrem menos na segunda gravidez, quando chega a hora. Um dos motivos está ligado a ansiedade. Assim que as mães de primeira viagem sentem as primeiras contrações, elas correm para hospital. Já na segunda vez, elas conseguem perceber melhor o intervalo entre as contrações.

E aí, mamãe, pronta para o segundo bebê?


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.