Como os pais devem se dedicar a ajudar os pequenos diante da nova rotina

Dicas como melhorar o tempo nas atividades em casa 

A maior dificuldade dos pais é dedicar um tempo de qualidade para os filhos. E isso pode acarretar algumas mudanças no comportamento, que podem começar a ter atitudes de birras ou desobediência para chamar a atenção dos pais.  E dentro desta nova rotina de estar em casa,  muitos pais têm enfrentado um desafio  no momento de realizar as lições de casa. Princialmente para fazer com que a criança entenda a responsabilidade e  faça no horário certo. Conversamos com Telma Abrahão,  Educadora Parental que deu algumas  dicas  para ajudar a  superar essas situações:

 –  Reveja como está passando o tempo com seu filho.  É preciso dar atenção e demonstrar importância para as atividades. As crianças tem que sentir o pertencimento ao momento.   Oferecer atenção de maneira proativa, antes que a criança solicite é uma das maneiras de envolver as crianças. Explique a nova rotina e dentro da realidade delas inclua algumas decisões. 

 – Outra coisa fundamental é a rotina.  As crianças precisam ter rotina, horário para comer, para tomar banho e para fazer as lições de casa, assim elas ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer em determinado tempo. Isso diminui a ansiedade  e contribui para um melhor equilíbrio em família.

 – Faça uma reunião de família, uma vez por semana reúna toda a família, pai, mãe e filhos, isso é muito importante para falar sobre os desafios que precisam  ser melhorados em casa. Comece elogiando todas as coisas boas e certas que o filho realizou, isso o deixará feliz e calmo. Em seguida, cite os pontos de dificuldade como por exemplo:  Filho você não está querendo fazer a lição, o que podemos fazer para melhorar isso?. Faça essa pergunta e o escute, deixe a criança falar, isso traz uma proximidade muito grande. O principal objetivo dessa reunião é gerar aproximação e não brigas.  Um momento bom onde todos vão tomar as melhores decisões.

  – A lição de casa tem que ser feita em um lugar adequado e sem distrações. Evite deixar a criança no meio da sala, com irmãos brincando e  televisão ligada.  O correto é um lugar silencioso para estimular a dedicação e foco. 

 – Providencie uma caixa que caiba todo o material da criança e deixe do lado dela. Assim ela não precisará levantar a toda hora para buscar um item específico.  É importante ela entender que depois que estiver sentada para começar a fazer a lição, ela só vai levantar depois de terminar. Atividades devem ter sinalização de começo, meio e fim. 

 – Não faça chantagem com os filhos, como por exemplo, se você não fizer a lição de casa você não vai brincar ou se você não fizer a lição de casa você não vai mexer no celular.  Busque  fazer combinados claros, exemplo, assim que você terminar a lição de casa você poderá brincar ou assim que você terminar você poderá mexer no celular.  E cumpra esses combinados!

 – As regras são fundamentais e todos  na casa precisam cumprir a agenda estabelecida.  Após definir quais são as regras neste momento, explique e dialogue de forma respeitosa para que ela entenda o que precisa ser cumprido e como.

 – Evite que a criança deixe a lição de casa para o período da  noite, pois ela  estará cansada e sem energia depois de um longo dia.  Opte sempre por um momento em que a criança esteja desperta e com capacidade de focar.

 – Produtos eletrônicos como celular, tablet, entre outros: procure arrumar um lugar para deixá-los, que pode ser apelidado de “Estação Tecnológica”.  Estabeleça horários e limites  para o uso  e quando passar a hora os aparelhos devem retornar a esse lugar. 

Para finalizar é importante lembrar que em cada casa existe uma realidade diferente. Se os pais estão trabalhando remoto esse ajuste também deve considerar a necessidade dos adultos na organização. Ter consistência e constância nas atividades propostas ajudará a ter dias mais leves e organizados. Porém, como todos estão se adaptando a nova realidade é  necessário entender que poderá haver uma flexibilidade e novas maneiras de lidar que poderão ser incorporadas semanalmente. 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.