Aprender brincando: atividades sensoriais para as férias

Crédito/Imagem

Ainda estamos na época das férias de verão e boa parte das crianças ainda estão de recesso escolar, o que significa ter os filhos em casa 24 horas. Existem diversas maneiras de entretê-los e fazer com que gastarem energia, seja em parquinhos, na praia, em colônias de férias e até mesmo dentro do lar. Opções de diversão não faltam, porém, existem atividades que além de proporcionar entretenimento para os pequenos, também podem ser educativas.

As atividades sensoriais são muito importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança, ao trabalhar o estímulo dos 5 sentidos. No artigo de hoje iremos conhecer várias ideias de brincadeiras para realizar nas férias que estimulam o aprendizado das crianças de forma dinâmica e lúdica.

O que são atividades sensoriais?

 

Como mencionamos, atividades sensoriais são aquelas que estimulam os cinco sentidos através de utensílios ou brinquedos que transmitem som, possuem cores brilhantes, vivas, trazem diferentes cheiros, texturas etc.

As crianças são mais propensas a aprender logo no início da infância através de mais de um estímulo sensorial por vez. Isso as ajuda a memorizar, entender e aprender sobre o mundo à sua volta e sua diversidade.

Além disso, esse tipo de atividade ainda estimula a criatividade, o desenvolvimento linguístico, social e até emocional dos pequenos, sendo fundamental sua implementação na vida infantil. Leia mais aqui sobre atividades sensoriais.

Brincadeiras e atividades sensoriais para realizar nas férias

 

Existem diferentes tipos de brincadeiras que podem ser desenvolvidas com crianças de diferentes faixas etárias, confira alguns exemplos a seguir. Lembrando que é de extrema importância os pais estarem presentes durante a realização das atividades para auxiliar os pequenos. Vamos às ideias:

  1. Tato/Olfato: Construção de um terrário- É muito importante incentivar as crianças a terem contato com o meio ambiente desde cedo. E uma maneira prática e simples de fazer isso é a construção de um pequeno terrário, para que elas aprendam a cuidar da natureza em casa.

Para a sua construção você vai precisar de:

  • Recipiente de vidro (pote de palmito, molho, conservas etc)
  • Pedras pequenas
  • Carvão ativado
  • Musgo/plantinhas
  • Terra
  • Colher de plástico

Passo a passo:

  1. Despeje as pedrinhas no fundo do pote para criar um sistema de drenagem de água.
  2. Faça uma camada fina com o carvão ativado (que ajuda na prevenção do mofo e mantém a água fresca).
  3. Adicione uma camada de terra por cima.
  4. Coloque as plantas no terrário, utilizando a colher para cavar os buracos onde elas serão colocadas.

Cubos de gelo coloridos


 Crédito/Imagem

 

  1. Visão/Tato: Gelo sensorial – No calor, brincadeiras com água e refrescantes são bastante atrativas e gostosas para as crianças. Principalmente para as menores, o gelo sensorial é fácil, prático e ainda diverte os pequenos de maneira criativa.

Para fazer os gelos coloridos, utilize corantes alimentícios das cores que desejar, misture na água e adicione nas forminhas para levar ao freezer – se tiver com diferentes formatos de bichinhos, coração, estrela e outros, melhor ainda!

Depois de pronto, coloque os cubos de gelo em uma sacola transparente, feche-a bem e a apoie fixada ao chão, para que os pequenos possam interagir à vontade.

 

  1. Audição/Visão: Fantoches – Os fantoches são clássicos e fazem a alegria das crianças há muitas gerações. Você pode criar personagens diferenciados, como animais, de acordo com a sua imaginação! Para fazer os fantoches, basta costurar em uma meia alguns pedaços de pano, pompons, olhinhos, botões de acordo com o personagem a ser criado e depois de pronto é só desenvolver uma história bem criativa para entreter as crianças de maneira educativa e divertida.
  1. Tato/Visão: Pinturas com as mãos e pés – Outra maneira de se divertir utilizando os sentidos é a pintura com as mãos ou com os pés. Entre as atividades sensoriais, essa que pode ser realizada por todas as idades e estimula ambos tato e visão das crianças, além da criatividade, coordenação motora e auxilia na descoberta do próprio corpo.

Crédito/Imagem

Para organizar a brincadeira, de preferência na área externa da sua casa ou em um espaço aberto, fixe várias folhas de papel no chão com uma fita adesiva ou durex. Despeje várias cores de tintas próprias para crianças em um recipiente e deixe que elas coloquem as mãozinhas e os pés na para criar lindas pinturas artísticas!

 

  1. Paladar/Olfato: Brincadeira de adivinhar – Essa é uma das mais simples, pois pode utilizar itens da sua própria despensa. Separe alguns alimentos como pó de café, gelatina, frutas variadas, molhos, vegetais, grãos e o que tiver de mais variado em termos de textura e formatos em sua cozinha.

 

Depois, coloque um pouco de cada em potinhos ou copinhos de café, vende as crianças e peça que adivinhem o que é cada um, alguns apenas cheirando e outros provando.

Basta usar a imaginação e artigos básicos e fáceis de encontrar para realizar atividades sensoriais divertidas e educativas com o seu filho, para que eles possam desfrutar de momentos gostosos e descontraídos – que além de tudo ainda irão contribuir para o seu desenvolvimento. Mas, lembre-se que o acompanhamento pediátrico é fundamental para um crescimento e desenvolvimento saudável.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.