Alimentação saudável na escola

A escola dá as crianças boa parte do conhecimento em relação à alimentação e ao comportamento alimentar

Alimentação saudável na escola é sempre um tema muito atual, afinal de contas, todo o decorrer do ano requer organização e disciplina para enfrentar os lanches oferecidos nas escolas e creches. A conscientização dos pais e principalmente dos pequenos, é essencial para o desenvolvimento pleno e saudável de nossas crianças. Com a livre oferta de produtos açucarados, pobres em nutrientes e que estimulam negativamente o paladar, cada vez mais precisamos nos empenhar para mostrar o que, de fato, é uma alimentação saudável. Mas o que seria uma alimentação saudável na escola?

A escola dá as crianças boa parte do conhecimento em relação à alimentação e ao comportamento alimentar.

As  crianças passam horas do dia no ambiente escolar e consomem entre 25% e 33% das calorias diárias necessárias ali. Sabemos da importância de comer, dos inúmeros benefícios que uma alimentação equilibrada traz para nossas vidas. Contudo, pela praticidade, custos e armazenamento, muitas escolas, optam por oferecer produtos industrializados, que duram mais tempo – mesmo sabendo que não fazem bem à saúde.

E os problemas causados pela alimentação inadequada?

Quando falamos dos problemas relacionados à alimentação, não estamos nos referindo apenas ao sobrepeso por questões estéticas, mas sim uma extensa lista de problemas de saúde, como: Diabetes; Hipertensão Arterial ; Alterações ortopédicas; Elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos; Anemia; Deficiências nutricionais que diminuem a resistência do organismo.

E muitas outras enfermidades que, devido à carência de nutrientes, deixam o sistema imunológico sem combustível para manter as crianças protegidas. Os pais devem estimular os  seus filhos a conhecerem o alimento em seu estado natural, a sua origem, a forma como é preparado e como ele chega até à nossa mesa.

As pessoas que cercam a criança influenciam diretamente nas escolhas, de forma positiva ou negativa. Cuidar da alimentação na infância é dar o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida na idade adulta.

Fonte: Revista Materlife Maio 2017

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.