A dor do crescimento realmente existe?

Esse tipo de queixa é comum nos consultórios dos ortopedistas infantis

Quem tem filhos sabe que chega uma certa idade, eles começam a reclamar de uma dor que parece muscular, geralmente nas pernas. E depois de uma avaliação médica, quando não for diagnosticado nenhum problema de saúde, a resposta que surge é a dor do crescimento. Mas será que ela realmente existe?

Existem muitas teorias sobre a origem da “dor do crescimento”. Dentre elas há a que relaciona as dores com distúrbios emocionais que são fruto de alguma situação de difícil adaptação, como o nascimento de um irmãozinho ou início da vida escolar. Também existe o fato de que geralmente a criança que tem as dores possui pais que tiveram sintomas semelhantes na infância, e talvez, ela possa ser crônica.

crianca-regua-crescimento-altura-1409333538030_615x470

Alguns médicos acham que este desconforto se dá, porque os ossos tendem a crescer mais rápido que músculos e tendões. Porém o que existem são apenas teorias. Embora nenhum estudo comprove a origem dessas dores, elas ocorrem com frequência, normalmente entre crianças de 3 a 12 anos. “Em geral a dor se manifesta nas coxas, nos joelhos e nas pernas.

A “dor do crescimento” tende a se repetir várias vezes durante a infância, mas costuma durar pouco tempo, no máximo 30 minutos, depois vai embora e no dia seguinte a criança está bem. Se a dor for muito forte, a mãe pode fazer compressas de água morna ou massagem. Em casos mais graves é bom procurar um profissional que pode prescrever algum tipo de analgésico

Dor de verdade limita e não deixa a criança fazer alguma atividade,a dor do crescimento é mais uma sensação dolorosa, a dor do crescimento não pode impedir a criança de se locomover ou realizar alguma atividade. Caso isso ocorra os pais devem ficar atentos.

É importante saber diferenciar essa dor de um sintoma mais sério, por isso caso apareça febre, vermelhidão, mal estar, cansaço excessivo ou qualquer outro sinal que permaneça por muito tempo, pode ser algo a mais. Se você identificar algum desses sintomas, o melhor a fazer é procurar por um especialista. Já a dor do crescimento é normal e não precisa ser motivo de preocupação.

Fonte: www.paisefilhos.com.br

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.