6 cuidados fundamentais que a mulher deve ter após o parto.

Não é só o bebê que precisa de cuidados depois do parto. Você também tem de prestar atenção na sua recuperação para ficar saudável.

Parece loucura pensar nisso, mas no meio das mamadas, trocas de fraldas e banhos, você tem de prestar atenção em… você. Sim, porque, além de se tornar mãe, acabou de passar por um processo natural, mas delicado, que é o parto.

Veja a seguir o que merece atenção!

Mamas bem cuidadas

Para o bico não rachar, mantenha o local sempre hidratado com o próprio leite materno ou com pomadas específicas – nada de cremes hidratantes. Outro problema é a mastite, que ocorre quando há muito leite. O jeito mais rápido de resolver é fazer compressas de água gelada e tirar o excesso de leite com as mãos.

Barriga sem inchaço

Normalmente o útero vai se contraindo ao longo dos dias depois do parto, ajudado pela liberação da ocitocina, hormônio lançado na circulação durante as mamadas – por isso é comum sentir cólicas durante a amamentação.

Cicatrizes invisíveis

Tanto o corte da cesárea quanto o da episiotomia devem ser limpos com água e sabonete. Mantenha o local sempre seco. Fique atenta para infecções ou inflamações, que precisam de uma intervenção médica, muitas vezes com o uso de antibióticos.

Glicemia e pressão em dia

Quem não teve problemas com a pressão ou com a glicemia não precisa se preocupar. Mas mulheres que tiveram hipertensão ou pré-eclâmpsia exigem um controle maior, principalmente na primeira semana, quando ainda há risco de vida. Logo após o parto, a tendência é que a pressão volte ao normal.

Hormônios regulados

Depois da gravidez, você vai se preocupar com os hormônios se quiser tomar anticoncepcionais ou se tem hipo ou hipertireoidismo. No primeiro caso, converse com o médico pois nem toda pílula é liberada na amamentação.

Corpo saudável

Cuide do seu peso nesse momento não só por questões estéticas, mas também para aliviar suas costas. Elas já foram sobrecarregadas no final da gravidez e agora serão superexigidas nos cuidados com o bebê.

Cuide bem de você e curta muito seu bebê!

Leia a matéria completa http://glo.bo/13Z7jNQ

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.