5 dicas de alimentação que toda grávida deve conhecer!

Comida suficiente para se alimentar por dois? Doces liberados para satisfazer os desejos? Veja o que você deve ou não fazer nessa importante fase de sua vida.

1) Não dá para comer por dois.

“Nos três primeiros meses de gravidez, o ideal é que você mantenha o mesmo peso, combinado?”. A grande dica para manter uma gravidez saudável é deixar para ganhar a maior parte do peso no terceiro trimestre da gestação, período em que o bebê também aumenta sua massa e estrutura corpórea. Até lá, segure um pouquinho a vontade – você verá que, dessa forma, será muito mais fácil perder o que ganhou depois do nascimento do bebê.

2) Gravidez não combina com dieta. 

É importantíssimo lembrar que a restrição alimentar pode afetar o desenvolvimento do feto – e esses efeitos podem ser carregados por uma vida inteira! Por isso, risque a palavra dieta do seu vocabulário durante essa fase (e também durante a amamentação, para não comprometer a produção de leite).

3) Mantenha uma comidinha na cabeceira. 

Essa é uma boa tática para as grávidas que enjoam com frequência. Deixe um biscoito de água e sal ou uma maçã ao lado da cama e, antes mesmo de levantar e começar o dia, faça uma “boquinha”.

4) Não coma grandes quantidades antes de deitar. 

Devido à ação dos hormônios que são produzidos em maiores taxas durante a gravidez, há um aumento de refluxo no esôfago, que pode levar a mal-estar e azia. Para evitar esse desconforto, nada melhor do que evitar fazer uma refeição muito pesada ao deitar.

5) Um desejo satisfeito de vez em quando é tão bom! 

É só não exagerar! Claro que toda grávida tem direito a ter vontade de comer algo bem gostoso (ou inusitado!) de vez em quando. O único cuidado deve ser não exagerar na dose – mas, cá entre nós, se a futura mamãe não puder receber um carinho e um mimo durante a gestação, dificilmente terá tempo para isso no pós-parto.

alimentacao-gestante

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.