Em geral, as quedas não apresentam problemas para o bebê, mas o melhor é evitá-las. Saiba como:
Cair durante a gravidez não acontece apenas com as mulheres mais distraídas. Os tombos durante os nove meses são mais comuns do que você imagina, por isso é preciso atenção para evitá-los.
Um simples tropeção, que antes da gravidez não tirava o seu equilíbrio, agora pode ser motivo de queda. Mas não se assuste. Sofrer um aborto por causa de um tombo é raro, a não ser que a gestante já tenha alguma complicação prévia.
Na maioria das vezes, o máximo que vai acontecer com o seu bebê na barriga, caso você caia, é ele sentir um chacoalhão, sem danos maiores, porque ele está protegido por uma bolha de água. Já a mãe pode sofrer um pouco mais, com uma entorse, por exemplo.
E o que fazer se você cair? Em primeiro lugar, levante-se devagar, de preferência com auxílio de outra pessoa, para sua pressão não cair. Ligue para o seu médico para que ele a oriente sobre o que fazer. Em alguns casos, ele pode pedir para que vá a um pronto-socorro, para que você e o bebê sejam avaliados.
PREVENÇÃO
Como prevenir é sempre o melhor, confira dicas:
– Não suba em bancos e escadas para pegar coisas do armário;
– Use sapatos baixos, que facilitam o equilíbrio;
– Controle o seu peso. Em excesso, diminui os reflexos;
– Cozinha e banheiro são áreas de maior risco. Não ande no piso molhado, para evitar escorregões;
– Nos esportes, prefira os aquáticos. Os feitos em solo devem ser de baixo impacto e realizados sentada, deitada ou ajoelhada.