“Tem os olhos do pai! E as bochechas da mãe!”

Logo que o bebé nasce, uma das atividades preferidas da família e amigos é tentar descobrir com quem ele se parece. Agora, um grupo de cientistas do King’s College de Londres (Reino Unido) criou um mapa interativo que revela quais os traços faciais que a criança herda através da genética da mãe e do pai.

Os resultados estatísticos são bastante interessantes, já que mostram que herdamos da mãe e do pai principalmente o tamanho e a forma do nariz, a área imediatamente acima e abaixo dos lábios, as maçãs do rosto e o ângulo interior dos olhos. As restantes zonas da face são mais passíveis de serem influenciadas externamente.

Parents with Newborn Baby Boy

Para o catedrático Giovanni Montana, “apesar de as condições ambientais e socioeconómicas em que o bebé nasce determinarem grande parte das caraterísticas e desenvolvimento físico, é evidente que o papel da genética materna e paterna é essencial. Através do estudo de um milhar de pares de gémeos verdadeiros, e dos respetivos progenitores, conseguimos determinar as áreas da face em que essa influência é mais visível”.

A tecnologia tridimensional agora desenvolvida permitirá, de acordo com o relatório publicado na revista “Scientific Reports” pela equipa britânica, ajudar a diagnosticar e tratar doenças que envolvem alterações da morfologia da face, como por exemplo tumores ou patologias de origem muscular ou óssea. Isto porque distingue as áreas controladas geneticamente das que são influenciadas por fatores externos.

FONTEhttp://www.paisefilhos.pt/

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.