Quer montar uma lancheira nutritiva e convidativa?

Andrea Trench, especialista em nutrição materno-infantil a tem algumas dicas especiais para as mamães que já estão no ritmo de volta às aulas.

Dicas fundamentais para escolhas do alimentos dos pequenos:

  • priorizar alimentos naturais (descascar mais e desembalar menos) e evitar os industrializados com corante artificiais, aromatizantes, excesso de açúcar e outros ingredientes desconhecidos.
  • incluir opções de três grupos alimentares – carboidratos (energia para brincar e estudar), proteína (construção de músculos); e frutas (regulam as funções do organismo)  – além de água.

Carboidrato:

Preferência pelos integrais ou ricos em fibras que auxiliam na saciedade, funcionamento intestinal e evitam picos de glicose que acontecem com a ingestão de alimentos preparados com carboidratos simples: pães, bolos ou muffins com farinha de amêndoa ou aveia; pipoca caseira ou milho cozido; oleaginosa (nozes, avelãs, castanhas do Pará e de caju); mingau de aveia.

Proteínas

São responsáveis por construir músculos, alguns hormônios, tecidos, pele, cabelo: queijos ricota, Minas frescal e cottage (que podem virar patê de tomate, ervas finas etc.); iogurte integral natural

Frutas

Ricas em vitaminas e minerais, a variedade é grande, mas prefira as da estação, pois contém mais nutrientes, além de ser mais docinhas e baratas:

  • in natura; secas; chips; geleias sem adição de açúcar;

·         adicionadas ao iogurte  em versão batidas ou em pedaços;

·         vitaminas;

·     sucos, mas é sempre bom lembrar que é melhor  consumir  a fruta in natura acompanhada de uma garrafinha de água, pois contém mais fibras que o suco. Quando optar pelo sucos priorize os naturais,  feitos em casa, sem coar e sem açúcar. E  em último caso,  se for sucos os de caixinha sempre buscar pelos 100% integrais – mas tem de ficar de olho nos ingredientes

 E lembre-se de inovar! Leve seu filho ao supermercado para que ele escolha uma fruta nova para levar na lancheira da semana. Essa é uma ótima estratégia para melhorar a aceitação da “novidade”.

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