Pilates: Bem-estar e Saúde

pilates na gravidez

Durante a gravidez, corpo e mente sofrem transformações significativas. Muitas vezes, a gestante não está totalmente preparada para tantas mudanças. E o Pilates vem como auxílio para enfrentar essa fase e proporcionar uma gestação  saudável. O método integra o corpo e a mente na realização de movimentos que exigem força, controle, equilíbrio e alongamento muscular. Além disso, mostra-se uma opção adequada para gestantes em busca de novas terapias para melhorar a qualidade de vida durante a gestação.

Alterações posturais, dores articulares e fadiga muscular são algumas das alterações que podem ocorrer durante a gestação. Nos últimos meses, pode ocorrer também dificuldade ao caminhar,  para realizar movimentos do dia a dia, alterações do sono, que são consequências da falta de força muscular, da diminuição da mobilidade articular e da postura incorreta. E o Pilates estabiliza a postura  prejudicada pelo crescimento da barriga, previne as conhecidas dores lombares, gera mais conforto à gravidez e até mesmo ao parto, além de promover qualidade de vida ao bebê e  à futura mamãe.

Os exercícios podem ser iniciados a partir da 14ª semana de gestação. É realizado um programa de exercício individual, conforme as necessidades de cada gestante, respeitando limites, resistência e flexibilidade, nível de aptidão, idade, saúde geral e o estágio da gravidez em que a paciente se encontra, além de ser imprescindível a autorização do médico que acompanha a gestante. Desse modo, o Pilates corrige e mantém fatores primordiais ao bem-estar da grávida, como a respiração, o relaxamento e o equilíbrio.

É importante que a gestante saibas que o Pilates, é benéfico tanto durante a gestação quanto no parto, deixar a mamãe fisicamente preparada para os esforços, e também no pós-parto, quando a mulher necessita de preparação física para desempenhar suas funções maternas. Dessa forma, o Pilates deve ser incorporado à rotina de atividade física da mulher durante e após a gestação, assim, a futura mamãe ficará em forma para essa nova fase da vida.

Fonte: Manual da Mamãe

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.