Os erros na hora de colocar o bebê para dormir

Os primeiros meses com o bebê em casa são cansativos mesmo – e o principal motivo é porque eles acordam a noite inteira. A explicação é fisiológica: “Nos primeiros três ou quatro meses de vida, a criança não desenvolveu ainda a capacidade de diferenciar o dia da noite. É só a partir dessa fase que o organismo dela começa a liberar a melatonina, substância que regula o sono”. Mas, na verdade temos que ensiná-lo a dormir! Veja quais os erros mais comuns que os pais cometem nessa hora e aprenda a corrigi-los para ter uma noite tranquila.

Falta de rotina

O primeiro passo para um bom sono é criar um ritual que deve começar pelo menos 30 minutos antes da criança ir para a cama. Dê a última mamada da noite já no quarto, com a luz apagada. Você pode usar um abajur fraco ou uma lâmpada baixa intensidade. Coloque-o no berço ainda acordado. Cante uma música ou conte uma história “Os chamados objetos de transição (que podem ser paninho ou bichinho de tecido molinho) também tranquilizam o bebê”, Repita esse processo todos os dias, no mesmo horário.

Ninar o bebê

É uma delícia, mas na hora de dormir, atrapalha. Isso porque a criança só vai pegar no sono dessa forma e não sozinha, como deve ser. E toda vez que o bebê acordar de madrugada, os pais terão de embalar o filho novamente.

Ambiente agitado

Depois das seis da tarde, é hora de acalmar os ânimos. Nada de brincadeiras cheias de ação, nem de TV no último volume.

Dar colo

Se o bebê acordou de madrugada espere alguns instantes antes de pular da cama. As crianças costumam resmungar enquanto dormem, é normal. Se ele realmente estiver acordado e chorar, atenda o chamado. Mas não precisa pegá-lo no colo ou acender a luz. Faça um carinho, converse com o bebê, dê a chupeta (se for o caso) ou o objeto de transição.

Soneca fora de hora

A soneca também exige rotina: coloque o bebê para deitar sempre nos mesmos horários, seja no fim da manhã ou depois do almoço. Não é preciso escurecer o ambiente, para que ele aprenda a diferenciar o dia da noite. A única ressalva é que o soninho do dia não deve ser muito próximo ao horário de dormir, para que isso não interfira no descanso noturno.


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.