O papel do pai na amamentação

Mesmo não sendo fonte de alimentação, os parceiros têm participação fundamental nesse processo.

Nos primeiros meses de vida, as necessidades básicas de um recém-nascido giram em torno da amamentação, então fica óbvia a importância da mãe. Mas nem por isso o papel do pai é menos importante, não!

Mas como pode ser essa participação? Essa resposta é bem simples: dando apoio à mãe, aliviando as etapas que ela deve cumprir e oferecendo suporte às necessidades do bebê. E isso começa antes mesmo do filho nascer.

Confira as dicas de como os pais podem fazer parte da rotina de amamentação.

Acompanhando a amamentação

Sempre que puder, o pai pode/ deve estar presente nesse momento. Tanto a mãe como o bebê podem precisar de alguma ajuda, como um simples copo de água (amamentar dá fome e sede). E, depois do processo, ele ainda pode ajudar, colocando o bebê para arrotar.

Criando um momento só dos dois

Como a amamentação é um ato que depende exclusivamente da mãe, o pai pode assumir tarefas e torná-las exclusivas dele como, por exemplo, dar banho, colocar para dormir, levar para tomar sol… Assim, a mãe ganha um tempinho para ela e o pai estreita o vínculo com a criança.

Ajudando nas tarefas de casa

Quando o bebê chega, a mulher tende a se dedicar exclusivamente a ele e quase não sobra tempo para as tarefas que fazia antes. Por isso, auxiliar com o dia a dia da casa também é uma ajuda e tanto. Vale lavar louça, varrer, passar um pano etc.

Conversando com o bebê

Recém-nascidos ou mesmo os mais grandinhos não entendem ao pé da letra o que os pais dizem, mas se sentem reconfortados com o som da voz e até a reconhecem. Então, conversar, cantar, contar história ajuda muito o bebê a criar confiança e a estruturar uma relação duradoura com o pai. E a amamentação é uma boa hora para entretê-lo.

pai-na-amamentacao

Fonte: Disney Bubble 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.