Não se culpe, mamãe!

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe que se culpa. Mas, na verdade, quem já passou pela experiência de ter um filho sabe que esse sentimento pode surgir antes mesmo desse momento! Que grávida nunca se culpou por ter engordado muito mais do que o recomendado pelo seu obstetra? Por ter tomado uma taça de vinho, mesmo que liberada pelo médico?
Mas é claro que a culpa aumenta enormemente quando o filho, finalmente, chega ao mundo. E se você tem um pequenino em casa, saiba que não está sozinha.

Mãe se culpa porque:

1) Não conseguiu fazer o filho parar de chorar. Porque um dia, fatalmente, isso acontece! Pode ser um final de tarde com cólica, um cansaço tão grande que impeça o pequeno de dormir (e ele chora!) ou uma dor de ouvido que você só identificou no dia seguinte. E seu coração fica do tamanho de um amendoim ao perceber que fez tudo o que podia e o filhote continua reclamando.

2) Deixou o filho cair. Por mais que você saiba que crianças que começam a andar caem milhares de vezes até conseguirem se equilibrar, você vai sofrer quando o filhote se estatelar no chão! Sem falar nas vezes em que ele cair da cama, mesmo que você tenha providenciado uma parede de almofadas.

3) Perdeu a paciência e gritou. Apesar de saber que seu filho é pequeno, que só está tendo uma crise de birra, que essa é a forma que ele encontra de se comunicar por volta dos 2 anos, há vezes em que sua paciência irá por água abaixo, e você se pegará levantando mais a voz do que gostaria. Depois de se acalmar, relaxe, e saiba que você é apenas humana!

4) Deixou o filhote tomar sorvete, e ele ficou resfriado. Ou esqueceu a segunda dose da vacina, e levou uma bronca enorme do pediatra!

5) Deu uma papinha quente (sem testar na própria mão) e o bebê queimou a boca. Ou se distraiu por um segundo, e quando viu o pequenino já estava escorregando na banheira! Cuidados diários parecem fáceis, mas só quem os faz sempre sabe que, de vez em quando, a mãe também erra!

6) Não sabe se escolheu a escola certa, até que o filho pare de chorar no portão de entrada.

7) Acha que o filho está muito magrinho, ou gordo demais.

8) Ficou triste e chorou na frente do filho, mesmo sabendo que ele ficaria preocupado. E, aos prantos, tentou remediar a situação dizendo: “A mamãe está bem, viu? Já passa!”.

9) Deixou para trocar a fralda uma hora mais tarde, e viu a pele do filhote ficar vermelhinha. Depois ligou para a avó perguntando como era mesmo aquela receita com amido de milho que faz qualquer assadura passar.

10) Descobriu que não dá para acertar sempre, mesmo com as melhores intenções do mundo! E que, por vezes, o único remédio é um sincero: “Desculpe, filho, vou tentar consertar isso”.

nao-se-culpe

Fonte -disneybabble 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.