Hábitos saudáveis são essenciais para a imunidade das crianças

Para aumentar a imunidade do bebê, é importante deixá-lo brincar ao ar livre para que esse tipo de experiência o ajude a melhorar suas defesas, evitando o surgimento de grande parte das alergias a poeira ou ácaros. Além disso, uma alimentação saudável também ajuda na produção de células de defesa melhorando a imunidade da criança.

O sistema imunológico do bebê vai-se tornando mais forte com o tempo através do aleitamento materno e também ao entrar em contato com vírus e bactérias presentes normalmente no ambiente, o que também vai estimular a produção de defesas.

Algumas dicas simples e interessantes para aumentar a imunidade do bebê podem ser:

  • Amamentar o bebê, já que o leite materno tem anticorpos que reforçam o sistema imunológico do bebê. Conheça outros benefícios da amamentação;
  • Tomar todas as vacinas, que expõem o bebê ao micro-organismo de forma controlada e estimular o organismo a produzir anticorpos contra a doença. Assim, quando o bebê for exposto à bactéria ou ao vírus de verdade, seu organismo já terá como combatê-lo;
  • Descanso adequado, já que dormir as horas necessárias é fundamental para fortalecer o sistema imunológico;
  • Consumir frutas e legumes, porque são alimentos que têm vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico.

Apesar de existirem frutas e legumes em papinhas prontas no supermercado, é importante o bebê comer os alimentos que não estejam processados, já que têm mais nutrientes disponíveis e são mais facilmente absorvidos pelo organismo do bebê, fortalecendo mais rapidamente o sistema imunológico.

Além disso, alguns estudos indicam que ter animais de estimação em casa também podem ajudar a aumentar a imunidade, diminuir o tempo de duração de doenças e diminuir o risco de alergias.

A ingestão de remédios para aumentar a imunidade do bebê, como os medicamentos homeopáticos, só pode ser feita com orientação do pediatra.

Que alimentos dar para o bebê

Os alimentos para aumentar a imunidade do bebê são principalmente o leite materno, frutas, legumes e iogurte.

As frutas e os legumes podem ser oferecidos em forma de purê, sucos ou cortadas em pequenos pedaços, de acordo com a idade da criança, como por exemplo a maçã, pera, banana, abóbora, batata, cenoura, couve-flor, batata doce, cebola, alho poró, pepino e chuchu.

É frequente haver alguma resistência do bebê em comer, principalmente, legumes, mas ao insistir no consumo de sopa diariamente após 15 dias ou 1 mês, o bebê começa a aceitar melhor a refeição. Saiba mais sobre a alimentação do bebê no primeiro ano de idade.

Fonte: Tua Saúde

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.