Com alguns cuidados, as futuras mães estão liberadas para aproveitar os dias de folia. Saiba quais cuidados são necessários, de acordo com o estágio da gestação.
Quem espera um bebê, certamente, já ouviu ou até já se cansou de repetir “Gravidez não é doença”. E não é mesmo! A barriguinha – ou o barrigão – não vai impedir você de aproveitar. Bailes, desfiles e festinhas podem entrar no roteiro de passeios das futuras mães – desde que não apresentem nenhuma condição de risco e a mulher tenha o aval do obstetra.
Confira quais cuidados você deve tomar, dependendo da fase da gestação:
Primeiro trimestre
– Como a barriga mal aparece, você pode pular normalmente – desde que sua gravidez não apresente riscos.
– Cuide da alimentação e da hidratação. Nesta fase, o bebê está em pleno desenvolvimento e precisa de nutrientes. Se a mãe gasta energia demais, é preciso repor. Leve sempre uma garrafinha de água ou suco com você e garanta lanchinhos saudáveis, como frutas ou mix de cereais.
– Esqueça as bebidas alcoólicas. Há diversos estudos que mostram o quanto elas são prejudiciais ao bebê.
– Fuja de locais com fumaça ou sprays de espuma para não inalar substâncias que podem ser prejudiciais ao seu filho.
Segundo trimestre
– Os cuidados do primeiro trimestre continuam valendo.
– Como a barriga está mais aparente, evite lugares excessivamente aglomerados, pelo risco de levar uma cotovelada ou batida forte no abdome. E até mesmo se sentir mal.
– Evite sapatos de salto alto, para não correr o risco de queda e torções no tornozelo.
– Prefira roupas confortáveis. Assim você fica mais à vontade e aproveita melhor a festa.
Terceiro trimestre
– Os cuidados do primeiro e segundo trimestres continuam valendo, exceto, talvez, pela disposição. Pode ser que nesta fase, a barriga já pese muito e você se sinta mais cansada. Respeite seus limites.
– Para evitar quedas de pressão, prefira lugares menos abafados. Se o ambiente for fechado, saia um pouco, de tempos em tempos, para respirar ar fresco.
– Se você estiver com mais de 37 semanas, não é recomendado se afastar muito da maternidade ou do local em que planeja ter o bebê. Tenha o contato do obstetra, pois o trabalho de parto pode desencadear a qualquer momento.