Grávida e linda no verão

Há quem diga que o verão é a pior estação do ano para as gestantes. Enquanto todo mundo toma sol, você precisa se esconder na sombra, manter-se hidratada e lidar com os pés inchados. Mas ficar bonita nessa época é menos complicado do que parece.

Posso tomar sol?

Sim, mas diminua a exposição. Na gravidez, há um aumento do hormônio que controla a melanina, responsável pela pigmentação da pele. Use filtro solar com proteção UVB e UVA todos os dias a cada quatro horas e o fator de proteção deve ser 35, no máximo. Evite o sol das 10h às16h e use chapéu.

Como manter a pele hidratada?

Beba de 2 a 3 litros de líquido, como água mineral, de coco e sucos. Quando estiver no sol, borrife água termal (encontrada nas farmácias) no rosto, pescoço e colo. Evite banhos quentes, use sabonete neutro e passe hidratante específico para gestantes pelo menos duas vezes ao dia.

É possível prevenir celulites e estrias?

O melhor jeito é não engordar demais e fazer uma atividade física leve. Corte o excesso de sal da dieta e aposte em frutas com casca e verduras verde-escuras cruas. Você também pode usar óleos e hidratantes indicados para gestantes.

Como combater o inchaço?

A drenagem linfática manual é um santo remédio e seu obstetra pode indicar a melhor hora para começar. Manter uma alimentação leve também é fundamental. Sucos como os de abacaxi, hortelã, melancia, lima da pérsia ajudam a evitar o inchaço, porque são diuréticos. Durante as manhãs, com a temperatura mais branda, use meias elásticas (sim, elas não são nada fáceis). Na hora de dormir, coloque os pés para cima.

Posso fazer algum tratamento para relaxar a pele?

Sim, mas somente os naturais. Uma boa opção é uma máscara com pó de argila, encontrado em farmácias de produtos naturais (basta adicionar um pouco de água para fazer a pasta).

Quais são as atividades físicas mais indicadas para as gestantes no verão?

Primeiramente você deve conversar com seu médico, pois só ele pode liberar a prática de atividade. Caminhadas e hidroginástica são as mais recomendadas, trabalham a musculatura sem oferecer risco de queda. Se sentir qualquer desconforto, interrompa e fale com seu obstetra.

Qual é o melhor tipo de depilação e clareamento dos pêlos?

O único método totalmente proibido é o laser. É bom tomar cuidado com ceras quentes, pois a temperatura pode pigmentar a pele e aumentar o surgimento de veias vermelhas nas pernas. Os cremes depilatórios devem ser evitados por precaução. Se você é adepta do clareamento, faça-o apenas com água oxigenada, sem amônia, a partir do segundo trimestre.

Fonte http://revistacrescer.globo.com/

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.