Quando e como a criança aprende a subir escadas
(Imagen: Pinterest)
Os primeiros passos do bebê requer muita atenção. Quando a criança começa aprender a andar ela quer explorar tudo que está a sua volta. Aos poucos o pequeno vai explorando novos territórios e começa andar sem ajuda do adulto.
A partir do um ano e meio a criança já consegue controlar seus movimentos, alguns são capazes até de correr. Ao longo dos meses o bebê irá adquirir mais confiança e logo ele irá conseguir subir na cadeira, sentar-se nela, subir e descer escadas. Aos dois anos a criança consegue subir e descer escadas alternando os pés com a ajuda de um adulto. Já aos três anos ele é capaz de subir e descer colocando o pé em casa degrau.
Quedas frequentes:
Nesta fase é comum o bebê sofrer quedas enquanto está tentando andar. Não é preciso entrar em desespero, os pais apenas precisam ficar atentos aos passos do bebê. Não há necessidade de você prender o seu filho em uma sala para evitar que ele caminhe e se machuque. Nas primeiras vezes é natural o seu bebê cair, mas logo ele levanta e começa a andar de novo.
Para amenizar as quedas é necessário que o bebê caminhe em um ambiente protegido. Procure manter o local seguro, retire objetos pontiagudos, proteja os cantos dos móveis, tampe as tomadas e mantenha o ambiente limpo e com um espaço livre para o bebê andar.
Vale ressaltar que alguns bebês começam caminhar a partir dos nove meses. Os pais precisam se preocupar se até os 18 meses seu filho não arriscou passo. Neste caso é necessário procurar ajuda de um profissional para que os pais recebam orientações e descartem algum problema.
Estimulando o bebê:
Alguns exercícios podem estimular o desenvolvimento da criança. Os pais podem incentivar as crianças a subir e descer escadas com proteção. Fique atento aos passos do bebê e o incentive a continuar tentando subir com um boneco e ajude-o a ir ao encontro.
Assim que a criança dominar seus medos e aprender a descer e subir escadas ela irá querer repetir esse movimento diversas vezes. Certifique-se de colocar almofadas no chão, pois a criança pode perder o seu equilíbrio facilmente.
Subir e descer do sofá, escadas podem ajudar na coordenação e no equilíbrio para a criança. Mas não force se ele estiver com medo. Respeite o tempo da criança aos poucos ela irá sentir a curiosidade de escalar os brinquedos, subir e descer a escada. Mas permita que o seu bebê se aventure se houver segurança.
Como ajudar o seu filho?
Ao subir e descer escadas pela primeira vez, o seu filho não terá equilíbrio para levantar a perna e depois a outra. è comum que ele coloque os dois pés em um degrau e depois seguir adiante. Em alguns casos, a criança senta no degrau para subir ou descer, outras podem pular com as pernas juntas em cada degrau. È importante que um adulto esteja por perto para evitar quedas graves.
Fonte: Revista Materlife