Como ser um bom pai?

Ser mãe não é fácil: requer muito comprometimento, cautela e tempo na criação e desenvolvimento da criança. E, no entanto, muitas pessoas têm o hábito de atribuir somente à mulher o papel de educadora dos filhos, esquecendo-se da importância da figura masculina na construção do caráter e personalidade dos pequenos.

Confira cinco dicas essenciais e esclarecedoras de como ser um bom pai.

* Comece cedo: acompanhe a gravidez desde o início, dando uma assistência especial à esposa e ao bebê. Participe da criação do pequeno: pais que cuidam fisicamente de seus filhos começam a se sentir fascinados por eles. E, assim, têm uma grande facilidade na arte de fazer a criança dormir, comer, passear e se divertir.

* Arranje tempo: se você é o tipo de homem que trabalha sessenta horas por semana e tem o costume de viajar à negócios, não vai dar conta de ser pai. Por isso, arranje tempo para a família e para seu filho, em primeiro lugar. Chegue em casa após o expediente e curta o restinho da noite ao lado de seu pequeno: brinque, abrace e bajule bastante.

* Seja expansivo: mesmo que seu pequeno cresça e fique adulto, seja sempre atencioso, solidário e carinhoso com ele. Afinal de contas, é muito importante consolidar laços cada vez mais fortes com entes queridos, pois são os grandes vínculos afetivos que fazem com que a vida valha a pena e seja mais fácil. Poder contar com seu filho e vice-versa é uma das conquistas mais significativas e importantes para qualquer pessoa que preza pelo amor.

* Viva com leveza: descubra as atividades e brincadeiras que seu pequeno gosta e interaja com ele. Participe da rotina de seu filho de forma leve, mas, ao mesmo tempo, com certa frequência. Procure, também, reservar um tempo livre para si: dar uma caminhada pelo parque, por exemplo, é uma boa dica para aliviar o estresse e repensar sua vida profissional e pessoal.

* Seja firme: supervisione as atividades e o comportamento de seu pequeno. Ajude sua esposa a pensar em estratégias para educar e disciplinar a criança de forma leve, mas firme. Afinal de contas, é importante, desde cedo, estabelecer condutas e regras dentro de casa, para que seu filho seja, posteriormente, um cidadão consciente, com senso de justiça e ética.

papai

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.